Notícias / Notícias



Requião promete investir na agroecologia e combater os transgênicos


O governador acatou as moções apresentadas pela coordenação da Jornada de apoio à a ação direta de inconstitucionalidade da lei de biossegurança e ainda da criação dos parques de preservação de florestas com araucárias. Requião manifestou apoio às políticas e temas debatidos na 4ª Jornada e prometeu a médio prazo utilizar apenas produtos da agroecologia para suprir as 1,3 milhão de merendas diárias servidas no estado.

O governador anunciou ainda a contratação de mais mil técnicos da Emater especializados na agricultura familiar pela Fazenda Escola Orgânica do Paraná. Além disso, reafirmou o posicionamento contrário aos transgênicos. "O modo de produção agroecológico garante a liberdade do nosso povo, promove a nossa cultura e viabiliza a autonomia na produção de alimentos", afirmou o governador.Participaram ainda do encerramento o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o secretário Nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, o superintendente Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, deputados federais e estaduais e demais autoridades e convidados.

O líder regional do MST no Paraná Roberto Baggio agradeceu a iniciativa da prefeitura de Cascavel, que mesmo sendo um dos centros do agronegócio no estado, abrigou a Jornada que é uma proposta alternativa a este modelo. Baggio afirmou que só é possível uma agricultura soberana sob controle do povo se as sementes forem dos próprios agricultores sem agrotóxicos e transgênicos. "A agroecologia depende de mudanças estruturais em que o conhecimento é estratégico para consolidá-la", argumentou. Walter Bianchini falou do compromisso do governo Luiz Inácio Lula da Silva com a agricultura familiar e da reforma agrária de qualidade.

Ele anunciou que o governo deve liberar R$ 750 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar no Paraná. Outra proposta apresentada foi a desburocratização para captar recursos do Pronaf. Bianchini também comentou sobre a pareceria com Ministério da Ciência e Tecnologia para incentivar a pesquisa e a difusão de conhecimento agroecológico. Transgênicos O governador Requião reafirmou o seu posicionamento contrário aos transgênicos usando como argumentos o fato de que países europeus e do leste asiático rejeitam soja e demais produtos transgênicos.

Também citou o caso dos EUA, maior produtor de trasngênicos, que vêm perdendo espaço no mercado internacional. O governador ressaltou ainda a impossibilidade de concorrer com os produtos americanos devido aos acentuados subsídios que os produtores recebem do governo naquele país. "É burrice dos brasileiros entrar nesta competição da soja transgênica", afirmou. Para ele, os produtos da agroecologia, além de serem saudáveis, são uma alternativa para a economia. Requião enfatizou que este tipo de produção privilegia a biodiversidade e as várias culturas e impede que o Brasil seja um mero produtor de soja e plantador de pinos a serviço das transnacionais. "Não podemos nos tornar súditos e escravos de multinacionais como a Monsanto", conclui.

Autor/Fonte: Assessoria Jornada de Agroecologia :: Arquivos conteudo10074



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar