Acervo / Publicações



Fumo - Servidão Moderna e a Violação dos Direitos Humanos


Esta pesquisa objetivou investigar violações aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais na cadeia produtiva do tabaco; bem como indicar iniciativas de emancipação dos fumicultores frente às indústrias fumageiras. Aponta o significado do cultivo do tabaco para a economia brasileira e para a doméstica, traçando um paralelo entre os danos sociopsicológicos dos pequenos agricultores e o quadro de suicídios acima da média nas regiões produtoras de fumo, inerente aos riscos socioambientais da atividade.

Expõe os termos contratuais impostos pelas indústrias transnacionais do tabaco e o ciclo produtivo da plantação. Faz considerações teóricas e práticas que indicam ser esta uma questão de justiça ambiental. Apresenta e discute os resultados da investigação bibliográfica e das entrevistas e visitas a campo, como os que reportam haver descontentamento frente ao sistema integrado, frente ao processo de classificação e comercialização dirigida da safra, além da insalubridade e do descontrole sobre o uso dos agrotóxicos, a contaminação dos mananciais, entre outros.

Sintetiza iniciativas emancipatórias próprias dos fumicultores que buscam sua autonomia frente ao Sistema de Integração com as transnacionais do tabaco. Propõe a reconversão da lavoura de tabaco para outras culturas como alternativa concreta e a alteração e adequação dos contratos enquanto alternativa prudente para o saneamento da “cadeia”; bem como o banimento do comércio de agrotóxicos reconhecidamente nocivos à saúde humana.

>> Confira o livro Fumo - Servidão Moderna e a Violação dos Direitos Humanos

FICHA TÉCNICA

Título: Fumo: servidão moderna e violações de direitos humanos

Autor:  Guilherme Eidt Gonçalves de Almeida

Colaboradores: Sérgio Sauer, José Maria Tardin, José Antonio Peres Gediel, Sebastião Pinheiro, Frei Sérgio Görgen e Sony Cortese

Capa: Guilherme Eidt Gonçalves de Almeida

Curitiba: Terra de Direitos, 2005, p.168



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar,Empresas e Violações dos Direitos Humanos
Eixos: Terra, território e justiça espacial,Política e cultura dos direitos humanos,Biodiversidade e soberania alimentar
Tags: fumicultores,indústrias fumageiras,sistema de integração,justiça ambiental,iniciativas emancipatórias