Notícias / Notícias



Em defesa dos direitos humanos: denúncias de violações envolvendo Syngenta e British American Tobacco são relatadas a ONU


A Rede Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Civis lançou o "Relatório Coletivo sobre Empresas e Direitos Humanos", entregue ao Conselho de Direitos Humanos da Onu, em junho deste ano.

O relatório se debruçou sobre 159 casos de 66 países. A organização de direitos humanos Terra de Direitos contribuiu com as informações nos casos das transnacionais Syngenta e British American Tobocaco. No caso Syngenta, o relatório mencionou a cumplicidade da empresa suíça no assassinato do Keno, líder do MST, no Paraná. A morte aconteceu "devido a arranjos de segurança com milícias armadas no campo brasileiro." O envolvimento da empresa violou o direito à vida.

O relatório internacional também publicou as denúncias de Terra de Direitos contra empresa inglesa British American Tobacco e sua subsidiária brasileira, Souza Cruz. Os contratos entre as empresas e os agricultores familiares resultam em injustiças graves aos agricultores e seus filhos, que são forçados a trabalhar para pagar as dívidas da família à empresa. Além do trabalho infantil, os agricultores também sofrem problemas graves de saúde por causa dos agrotóxicos requeridos pela transnacional. Foram denunciadas a ONU essas violações dos direitos laborais e direito à saúde.

Outras ONGs brasileiras foram citadas no relatório, principalmente em casos de trabalho escravo, violações de direitos laborais, da direito à saúde, poluição do meio-ambiente, direitos dos indígenas, violações de direito à vida e despejos forçados.

O relatório está disponível em inglês em: Collective Report on Business and Human Rights

 



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos, Biodiversidade e Soberania Alimentar
Casos Emblemáticos:
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar