Notícias / Notícias



Um ano da morte de Keno


Nesta terça-feira (21) diversas organizações de todo o estado se reunirão em Cascavel para fazer uma homenagem ao trabalhador rural Keno, executado por uma milícia armada no Centro Experimental da Syngenta há um ano. A rede de direitos humanos Plataforma Dhesca Brasil irá aproveitar a ocasião para lançar o relatório que investigou o ataque da empresa de segurança NF, contratada pela Syngenta Seeds, ao acampamento montado pela Via Campesina, que resultou na morte trágica de duas pessoas, com outras cinco feridas.

O relatório da Plataforma Dhesca Brasil aborda também o plantio ilegal de transgênico, a ocupação da área pela Via Campesina e os encaminhamentos dados pelo Poder Judiciário do Paraná, que criminalizou os líderes dos movimentos atacados pela milícia.
O relatório foi feito a partir de uma missão da Plataforma Dhesca Brasil, realizada em março deste ano, com a presença dos relatores Clóvis Zimmermann (Alimentação e Terra Rural) e Marijane Lisboa (Meio Ambiente).

A denúncia para a rede foi apresentada pelo CONSEA, Fórum Estadual de Segurança Alimentar e pela organização de direitos humanos Terra de Direitos.

Leia o relatório na íntegra.



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos, Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Casos Emblemáticos:
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos, Terra, território e justiça espacial