Notícias / Notícias



Usina Trapiche é multada em um milhão por cometer crime ambiental


Audiencia Sirinhaem - Agosto 2009Após as denúncias encaminhadas ontem (dia 29) pela Comissão Pastoral da Terra e pela Terra de Direitos, sobre os crimes ambientais cometidos pela Usina Trapiche (localizada no município de Sirinhaém), o IBAMA realizou uma expedição para investigação da denúncia no dia de hoje.

Na primeira expedição, realizada durante a manhã, o IBAMA não conseguiu identificar elementos que pudessem criminalizar a Usina, mas no período da tarde, após a segunda expedição, o IBAMA identificou no Rio Sirinhaém, e seus afluentes, dejetos orgânicos, fruto da lavagem industrial da cana de açúcar que estavam sendo despejados pela Usina Trapiche. Esse material, segundo o IBAMA, é considerado de alto valor poluente, e que foi a causa do morticínio dos peixes e da poluição dos rios Sirinhaém e seus afluentes.

A Usina Trapiche foi multada em R$ 1 milhão de reais, pelo crime que se enquadra no artigo 54 da legislação ambiental. O IBAMA está finalizando o relatório da investigação e o caso será encaminhado ao Ministério Público Federal que dará continuidade ao processo. A legislação prevê ainda prisão de 1 a 3 anos para os responsáveis pelos crimes.

Outras informações:

IBAMA

Leslie Nelson Tavares

Fone: (81) 9158-9379

Thalles Gomes

(81) 9185-0824



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos

Eixos: Terra, território e justiça espacial