Notícias / Notícias



Monumento em homenagem a Keno é inaugurado neste sábado


fto KenoA Via Campesina e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil têm a satisfação de convidar vossa senhoria para participar do ATO DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE PRODUÇÃO DE SEMENTES AGROECOLÓGICAS DA AGRICULTURA FAMILIAR-CAMPONESA, vinculado ao Instituto Agronômico do Estado do Paraná – IAPAR, localizado no município de Santa Tereza D’Oeste no Paraná, a ser realizado no dia 14 de novembro de 2009 às 9 horas da manhã. Durante o ato será inaugurado o Monumento em homenagem a Valmir Motta de Oliveira – KENO VIVE.

No dia 14 de março de 2006, 600 camponeses da Via Campesina, ocuparam o campo experimental da transnacional Syngenta Seeds, em Santa Teresa D’Oeste, com objetivo de fortalecer as denúncias de experimentos ilegais de milho e soja transgênicos, de crimes ambientais e de instalação irregular da empresa numa área de preservação ambiental, próximo a uma das maiores riquezas naturais do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu. As famílias organizaram na área o Acampamento Terra Livre, com o objetivo de pressionar as autoridades para que tomassem medidas públicas contra os crimes ambientais praticados pela Syngenta Seeds.

A Transnacional Syngenta, contratou ilegalmente os serviços de uma milícia privada do agronegócio, fortemente armada, que realizou um ataque surpresa violento contra as famílias do acampamento Terra Livre e, no dia 21 de outubro de 2007, assassinou a tiros o trabalhador Valmir Motta de Oliveira, o KENO, e deixou muitos trabalhadores rurais feridos.

Tendo o massacre grande repercussão e a sociedade condenado a ação da multinacional, no dia 14 de outubro de 2008, a Syngenta assina a escritura de doação da área de 127 hectares ao Governo do Estado do Paraná sob a responsabilidade do Instituto Agronômico do Paraná, o IAPAR. Está área será transformada num centro público de pesquisa, experimentação, produção, capacitação da matriz agroecológica.

Essa vitória, só foi possível devido à luta incansável das famílias camponesas, que permaneceram ocupando e resistindo na área por mais de dois anos; pela posição política firme do Governo do Estado do Paraná e pelo apoio e solidariedade nacional e internacional que a Via Campesina Brasil vem recebendo até os dias de hoje.

Essa conquista fortalece a luta na construção de um projeto soberano e popular para a agricultura. Sua presença é muito importante, venha compartilhar conosco esta vitória.



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos, Biodiversidade e Soberania Alimentar
Casos Emblemáticos:
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar