Notícias / Notícias



Monumento em homenagem a Keno é inaugurado neste sábado(05)


fto KenoAos lutadores do povo

A partir de março de 2007 durante o COP 8 e MOP 3, a Via Campesina travou uma importante luta contra a transnacional Syngenta Seeds, que desenvolvia pesquisas ilegais em experimentos de variedades de sementes transgênicas no Parque Nacional do Iguaçu. Tais atividades representavam um ataque à diversidade e soberania dos povos.

Nesse contexto, os camponeses e camponesas ocuparam a área da empresa Syngenta Seeds e organizaram a resistência através do acampamento permanente Terra Livre. O Governo do Estado do Paraná atuou com uma posição política firme, e a Via Campesina organizou ações de pressão e solidariedade em todos os continentes.

No dia 21 de outubro de 2007 a Syngenta contrata uma milícia fortemente armada que ataca as famílias no acampamento Terra Livre e executa o trabalhador Valmir Mota de Oliveira – KENO, militante do MST e da Via Campesina deixando muitas famílias feridas.

Tendo o massacre grande repercussão e a sociedade condenado a ação da Transnacional, a Syngenta não tendo outra alternativa, repassa a área ao Estado do Paraná sob a responsabilidade do Instituto Agronômico do Paraná, o IAPAR.

A Via Campesina e as organizações do campo e cidade tem a satisfação de convidá-los para participar do ATO DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM AGROECOLOGIA VALMIR MOTA DE OLIVEIRA e o MONUMENTO KENO VIVE, a ser realizado no dia0 5  de dezembro de 2009 no município de Santa Tereza do Oeste-PR.

Com a seguinte programação:

09:00 hs - Acolhida das caravanas e mística de abertura.

10:00 hs - Pronunciamentos Políticos.

11:00 hs - Inauguração solene do Centro de Ensino e Pesquisa em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira e Monumento KENO VIVE.

12:00 hs - Almoço comunitário

14:00 hs - Apresentações Culturais.

Conclamamos a toda a militância a organizar em seus municípios e regiões as caravanas para participarem desta grande conquista que fortalece a luta na construção de um projeto soberano e popular para o Brasil. Sua presença é muito importante, venha compartilhar conosco esta vitória.

Para maiores informações procurar o seguintes contatos:

Via Campesina MST CMS Brigada Teixeirinha

viacampesinapr@gmail.com

41.3018.8061 Jake/Gentil mstpr@mst.org.br

41.3324.7000 Adriana gerwinccms@gmail.com

41.9960.9362 Red brigadateixeirinha@mst.org.br

45.3326.0618 Celso



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos
Casos Emblemáticos:
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar, Terra, território e justiça espacial