Notícias / Notícias



CPT convida sociedade para esclarecer questões sobre Usina de Mauá


USINA MAUÁ

Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Paraná em parceria com alguns parlamentares do legislativo municipal, ocorre, no próximo dia 18, uma audiência pública que tem como objetivo debater com a comunidade de Londrina e região os impactos sociais e ambientais causados pela instalação da Usina Hidrelétrica de Mauá, no município de Telêmaco Borba.

 

 

A audiência será realizada na Câmara Municipal de Londrina, que fica na rua Governador Parigot de Souza, nº 145 (em frente a Prefeitura), das 9h às 11h30.

 

 

No ato estará presente o Procurador da República, João Akira, do Ministério Público Federal, que apresentará uma síntese da atual situação da instalação do empreendimento, assim como relatará quais foram os impactos sociais já identificados desde o início do projeto. Além disso, o procurador também irá expor questões especificas de atingidos e impactados pela barragem, como o caso dos garimpeiros, dos pescadores e dos apicultores da região.

 

 

Também serão convidados para participar da audiência pública o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

 

A Comissão Parlamentar da Assembléia Legislativa do Paraná é convidada a apresentar esclarecimentos sobre os trabalhos de acompanhamento realizado junto às comunidades impactadas.

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

 

A Usina Hidroelétrica de Mauá é um empreendimento que vem sendo acompanhado pela Comissão Pastoral de Terra e outras organizações com o objetivo de garantir os direitos dos ameaçados e impactados pela construção da barragem.

 

 

Desde o início o caso foi sempre permeado por debates, reuniões e audiências públicas devido a freqüentes irregularidades que cercam o projeto de instalação. A construção da Usina Mauá voltou a ser destaque em julho do ano passado quando a construção da barragem foi iniciada mesmo sem autorização prévia da Assembléia Legislativa que recebeu o pedido do governo do Estado apenas três meses após o início das obras.

 

 

Em decorrência disto, no último dia 7 a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa, aprovou parecer declarando inconstitucional o projeto do governo que pede a autorização da construção da usina, parecer que já havia sido dado no mês passado.

 

 

O projeto e construção da Usina Hidroelétrica de Mauá é de responsabilidade do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, uma parceria entre a Copel e a Eletrosul.

 

 

SERVIÇO

 

 

Audiência Pública projeto Usina Hidroelétrica de Mauá

 

 

Dia: 18 de dezembro de 2009

 

 

Local: Câmara Municipal de Londrina

 

 

rua Governador Parigot de Souza, nº 145 (em frente a Prefeitura)

 

 

Horário: 9h às 11h30

 

 

 

 



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos

Eixos: Terra, território e justiça espacial