Agência Pulsar: "Sementes são principal luta política", diz pesquisadora


 


Veículo: Agência Pulsar

Data: 29/01/2010

Link: http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=5679

Tema: Sementes

Título: "Sementes são principal luta política", diz pesquisadora

 

 

Camila Moreno, pesquisadora da Terra de Direitos, reforça a idéia do também palestrante Canadense Pat Mooney, do grupo ETC, segundo a qual as sementes são a principal luta politica para a transformação social.

 

 

Por isso ela esboça críticas ao sistema de patentes, esterilização e modificação genéticas das sementes que dão origem aos alimentos trangênicos. Segundo Camila, lutar contra os transgênicos é garantir soberania popular sobre os alimentos e os recursos energéticos.

 

 

Durante um dos debates sobre as novas pautas dos movimentos sociais também falou a pesquisadora alemã Silvie Helfriech, que trabalha com software livre. Ela lembrou que é preciso definir qual o conceito de bens comuns que a sociedade quer. Essa seria uma forama de evitar apropriação do conceito por corporações com interesses privados.

 

 

Silkie também acredita que as práticas ligadas ao conceito de software livre são bons exemplos estratégicos para garantir o compartilhamento dos bens.

 

 

Também estiveram presentes no debate, o peruano Carlos Candiotti do CONACAMI e Vita Randazzo, do coletivo Artistas de Frente de Resistência de Honduras. Vita defendeu o acesso e a produção de informação como bem comum. Ela denunciou o controle das classes dominantes em Honduras sobre as informações a respeito do golpe de Estado ocorrido em Honduras em junho de 2009.

 

 

Carlos Candiotti também deu uma forte contribuição para o debate. Ele falou sobre a necessidade de reapropriação das comunidades tradicionais sobre os recursos naturais de sua região. (Pulsar)

 



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar