Relatoria da ONU anuncia projeto sobre moradia para 2011

Casa8 de Março – Dia Internacional da Mulher

A Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada aproveita este Dia Internacional da Mulher para anunciar o início do projeto “Conectando pessoas para promover, monitorar e implementar o direito das mulheres à terra e à moradia”. Apoiado por uma subvenção do governo da Alemanha, o projeto tem como objetivo disseminar as dimensões conceituais, legais e práticas do direito das mulheres à terra e à moradia e será um dos principais focos do trabalho da Relatoria em 2011.

O produto final deste trabalho será o relatório temático que será apresentado pela relatora Raquel Rolnik ao Conselho de Direitos Humanos daqui a um ano, assim como um guia e um folheto direcionados a um público mais amplo. A produção desse material será feita através de um processo diferente, que buscará envolver mulheres, organizações e movimentos sociais de várias partes do mundo.

A partir do uso de uma rede social na Internet, que será criada especialmente para o projeto, mulheres e demais pessoas interessadas poderão se conectar parar trocar informações em vários formatos (texto, áudio, vídeo, foto etc). Neste espaço, será possível debater e compartilhar experiências, com o objetivo de identificar e analisar temáticas relacionadas ao projeto e construir propostas de recomendações no campo dos direitos da mulher, do direito à moradia adequada e dos direitos humanos em geral.

O relatório, portanto, será fruto, principalmente, da discussão surgida nesta plataforma virtual e de uma atualização do trabalho já produzido pelo mandato anterior da Relatoria sobre o direito das mulheres à moradia e à terra. A rede social será aberta à participação de todas as pessoas interessadas no tema e, assim que estiver pronta, divulgaremos o link e as orientações de acesso. Se você tem interesse em participar ou contribuir de alguma forma, entre em contato conosco já.

Ao final do projeto, a Relatoria espera ter contribuído de alguma forma para a disseminação e implementação do direito das mulheres à terra e à moradia e, principalmente, para o fim da desigualdade de gênero no mundo.

www.direitoamoradia.org

Este boletim é um projeto da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada e contém informações não oficiais. Relatora (desde maio de 2008) – Raquel Rolnik

Se você ainda não está cadastrado e deseja receber este boletim, envie e-mail com a palavra “CADASTRAR” no assunto para: contato@direitoamoradia.org

Arquivado em Notícias com as tags , , , , , , , , ,

Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades da Terra de Direitos