Notícias / Agenda



12ª Jornada de Agroecologia do Paraná | Seminário da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida


Banner_jornada 2013_1
Fonte:  Comitê Paranaense da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
Formatar Imagem
12ª Jornada de Agroecologia do Paraná 

Na programação da 12ª Jornada de Agroecologia, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de agosto, em Maringá/PR, o Comitê da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida realizará um seminário para debater panorama dos agrotóxicos no Brasil, mobilizar e articular novos meios de propagar a Campanha.

O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. O uso excessivo está diretamente relacionado à atual política agrícola do país, adotada desde a década de 1960. Com o avanço do agronegócio, cresce um modelo de produção que concentra a terra e utiliza altas quantidades de venenos para garantir a produção em escala industrial. O uso de agrotóxicos e pacotes agroquímicos transformou-se em um gravíssimo problema de saúde pública e preservação da natureza. Para enfrentar tal realidade ofensiva ao meio ambiente e ao bem-estar humano, movimentos sociais e diversas organizações se reuniram para articular a Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

A campanha é um esforço coletivo que visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), através da conscientização da população brasileira e propondo um novo modelo de produção baseado na agroecologia.

O seminário será no segundo dia da Jornada (08/08), a partir das 13h30, no Auditório do DACESE na UEM - Maringá/PR.

logo_agrotoxicosProgramação:
13h30: Mesa de Abertura: Autoridades Presentes

14:00h Apresentação do Vídeo: "Nuvens de Veneno"

14.30h Uso e consumo de agrotóxicos no Brasil
Leticia Rodrigues

15.30h Histórico e pautas da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida: Marciano Silva – Coordenação Nacional Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

16:00h Apresentação do Professor Drº Jorge Guerra Villalobos sobre o Plano Diretor de Maringá e a restrição ao uso de agrotóxicos as áreas urbanas.

16h20h Drº José Lafaiete Tourinho – Ministério Público do Meio Ambiente

16:40h Drº Saint-Clair Honorato Santos - Procurador Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraná.

17:20h Dr. Fábio Aurélio da Silva Alcure, Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, (Procuradoria do Trabalho no Município de Maringá)

17:40h Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida no Paraná - Thomas Parrili

18:00h Encerramento e encaminhamentos sobre a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida no Paraná e na região Noroeste.

>> Clique aqui para acessar o evento no facebook.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar



Próximos

Eventos