Notícias / Agenda



Seminário internacional sobre transformações agrárias, terra e desenvolvimento nos BRICS


flyer

 

Nos próximos dias 5 e 6 de maio, a Universidade de Brasília recebe pesquisadores de diversos países para discutir as transformações agrárias que vêm ocorrendo nos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O Seminário traz ao Brasil mais de 30 pesquisadores e pesquisadoras dos BRICS, além da Holanda e Inglaterra, para uma análise sobre perspectivas de uma nova era para a economia e a política internacional, alternativa à receita neoliberal convencional do Atlântico Norte, baseada na emergência de alianças entre os BRICS. Está também na pauta do evento discutir os problemas (sociais e agrários) relacionados a esse novo polo de desenvolvimento global.

A programação traz nomes como o do sociólogo Henry Bersnstein, da Schoolof Oriental andAfricanStudies, da Universityof London, um dos grandes estudiosos sobre economia política e transformações agrárias. Nos painéis temáticos, participam também, ao lados dos pesquisadores, representantes de movimentos sociais agrários, organizações não governamentais e entidades sindicais do campo.

O Seminário Internacional é parte da agenda de trabalho da BICAS, aBRICS Initiative for Critical Agrarian Studies (Iniciativa ou Plataforma BRICS de Estudos sobre Transformações Agrárias), um coletivo acadêmico de universidades e pesquisadores, visando a realização de pesquisas colaborativas sobre as influências regionais do Brasil, África do Sul e China no uso da terra. A iniciativa do evento é resultado de um parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER), da Faculdade UnB Planaltina (FUP), e de Sociologia, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UnB e parceiros.

Interessados podem se inscrever, a partir do dia 5, às 14h, na entrada do Auditório do Instituto de Física, no prédio Multiusos II, campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília - local aonde será realizado o evento. O evento terá tradução simultânea e transmissão pela UnBTV.

 

A programação completa do evento encontra-se disponível em .

Maiores informações: bicasbrasil@gmail.com

Serviço:

Seminário Internacional Transformações Agrárias, Terras e Desenvolvimento nos BRICS

Data: 5 e 6 de maio de 2014

Local: Auditório do Instituto de Física, Multiusos II, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília

Contato: bicasbrasil@gmail.com

 



Ações: Conflitos Fundiários
Eixos: Terra, território e justiça espacial



Próximos

Eventos