Notícias / Notícias



Documentário O veneno está na mesa II, de Silvio Tendler, apresenta alternativas agroecológicas ao uso de agrotóxico no Brasil


Silvio TendlerAs refeições mais venenosas do mundo são as da população do Brasil, campeão em consumo de agrotóxicos. Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2013 aponta que 36% das amostras de frutas, legumes e verduras analisadas pela agência em 2011 apresentavam resultados insatisfatórios em relação ao nível de agrotóxicos. Também preocupa o fato de o país consumir 14 tipos de venenos proibidos em todo o mundo. Esse cenário, acentuado após a liberação do uso de agrotóxicos no Brasil, preocupa especialistas da saúde e do meio ambiente .

Mostrar alternativas a esse modelo de produção agrícola nefasto à população é o objetivo do documentário O Veneno está na Mesa II, do diretor Silvio Tendler. A primeira edição do documentário, lançada em 2009, mostrou os efeitos perversos do uso do agrotóxico. Já a segunda versão apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viárias de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores e trablhadoras rurais e os consumidores.

Assista ao documentário

https://www.youtube.com/watch?v=fyvoKljtvG4



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar