Notícias / Notícias



No Sudoeste do Pará, manifestação cobra melhorias no Programa Luz para Todos


Itaituba_manifestação MABFonte: MAB

Os atingidos pelas barragens do rio Tapajós organizados no MAB, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, Trairão e Rurópolis, a CPT e Fetagri estiveram mobilizados nos dias 19 e 20 de maio em Itaituba, sudoeste do Pará. Na oportunidade, os manifestantes fizeram um debate sobre a situação do Programa Luz para Todos, que segundo eles, caminha de forma muito lenta em todo o estado do Pará, principalmente na região sudoeste, nos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Trairão, Novo Progresso e Rurópolis.

Também foi elaborada uma carta apresentada para a Rede CELPA, distribuidora de energia no Pará. Nela, os manifestantes dizem “não concordar que uma região na qual se cogita levar energia para o resto do país, deixe nossas comunidades no escuro”. Eles reivindicam que as obras já iniciadas nos municípios de Itaituba e Rurópolis sejam concluídas no prazo máximo de 60 dias; que a Celpa disponibilize o cronograma de execução das obras com as referidas comunidades e as plantas da obra a serem executadas em todos os municípios da Br 163/230; que a Celpa disponibilize a relação dos nomes das empresas com contratos assinados para execução de obras da 5ª tranche; que sejam priorizados os critérios sociais de atendimento ao maior número possível de famílias; que seja incluído na 5ª tranche a vicinal Norte Sul, vicinal do Degredo, comunidade Nova Canaã, Vila Raiol, Cocalino e demais comunidades que não estão contempladas na 5ª tranche; e por fim, que a Celpa articule junto a Eletrobras um contrato especial para efetivação de 100% de energização das propriedades rurais contemplando agricultores familiares, ribeirinhos, indígenas, garimpeiros nos seis municípios do território da Br 163/230 Rurópolis, Aveiro, Itaituba, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga.

Os militantes fizeram uma marcha até a sede da distribuidora Celpa no município de Itaituba, onde fizeram uma ocupação a fim de que a empresa apresentasse um documento atualizado das obras do Programa a serem realizadas na região. Ficou acertado que até às 14 horas de hoje (21), a Celpa entregaria este documento. Já a demanda de reunião com o representante geral do Programa Luz para Todos do estado, será no próximo dia 27 de maio. Os manifestantes prometem continuar mobilizados nos municípios de Aveiro, Trairão, Itaituba e Rurópolis até que as reivindicações sejam atendidas.




Eixos: Terra, território e justiça espacial