CNN | Metrô sobre rodas transporta milhões


Luana CNNO programa Future Cities, exibido pelo canal de notícias norte-americano CNN, já trouxe Curitiba como exemplo de planejamento e sustentabilidade, em programa exibido em 2011. De volta à cidade no último mês, o programa se propôs a abordar a mobilidade urbana, tema que está inserido nas agendas nacionais desde as manifestações de 2013. Mestre em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Urbano, a advogada da Terra de Direitos, Luana Xavier Pinto Coelho, foi convidada a falar sobre o assunto.

Apesar de Curitiba ser famosa pela inovação, berço da modalidade conhecida como BRT (Bus Rapid Transit), seu sistema de transporte público encontra-se em grave crise. Ônibus lotados, pouca integração, viagens cada vez mais longas são alguns desafios que a gestão deverá enfrentar.

Mas a reportagem, ainda com tom de deslumbre (ou quem sabe propagandista), não mostra isso. Mesmo que não transmitido na matéria, vemos que o planejamento de Curitiba, baseado nos grandes eixos de transporte, falhou em aliar infraestrutura com o controle do uso do solo, de forma a garantir a permanência de populações, que foram aos poucos sendo expulsas da cidade pelo alto preço da terra. Em nossa cidade, ironicamente, quem mora perto dos eixos de transporte são justamente aqueles que não utilizam o sistema de transporte público, pois têm renda suficiente que lhes permite escolher meios mais rápidos e cômodos, como o transporte individual.

Apesar de Curitiba continuar vendendo ao mundo a ideia de cidade modelo, os moradores da cidade sabem que seu sistema de transporte público não desestimula o uso de veículos, e que as iniciativas mais sustentáveis, como as ciclofaixas ou ciclovias, estão longe de permitir um uso funcional da bicicleta como meio de transporte. Enquanto os gestores e técnicos de Curitiba continuam a vangloriar as glórias de um passado que lhes colocou como modelo mundial, a cidade permanece cada vez mais excludente, com um planejamento que não combate a periferização e a falta de estrutura nas bordas da cidade, onde moram os trabalhadores e trabalhadoras que produzem a riqueza de Curitiba.

>> Confira aqui a reportagem transmitida no programa Future Cities. Por ser produzida para o canal norte-americano CNN, a matéria está no idioma inglês.



Ações: Direito à Cidade
Eixos: Terra, território e justiça espacial