Notícias / Notícias



Curitiba organiza panfletagem sobre o Dia Internacional do Não uso de Agrotóxicos


ManifestaçãoCom informações da Campanha Contra os Agrotóxicos

No próximo dia 3 de dezembro, data que marca o Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos, a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida convoca os cidadãos brasileiros para exigirmos comida sem veneno.

Em Curitiba, será realizada uma panfletagem sobre o tema para a população, a partir do meio-dia na Boca Maldita, no Centro da cidade.

É fundamental que o Congresso defenda a saúde da população e a agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa. O objetivo principal da campanha é demarcar a data nacionalmente e ir às ruas mostrar que a luta contra os agrotóxicos se vincula às ideias da reforma política e de participação popular.

Sobre a data

Bophal, Índia. Madrugada do dia 3 de dezembro de 1984. Em uma zona densamente povoada, de 27 a 40 toneladas dos gases tóxicos metil isocianato e hidrocianeto, químicos utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, vazam e se dissipam pela cidade, quando os seis sistemas de segurança não funcionam.

30 mil pessoas, oito mil nos três primeiros dias, morreram devido ao acidente e, ainda hoje, estimativas indicam que 150 mil sofrem de doenças crônico-degenerativas causadas pela exposição aos gases letais.

A Union Carbide, posteriormente adquirida pela Dow Química, ainda se nega a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, dificultando que o tratamento médico adequado fosse dado aos indivíduos expostos. A região nunca foi descontaminada e até hoje representa um perigo à população.

O desastre químico foi considerado o pior da história e a data foi estabelecida pela Pesticide Action Network (PAN) como o dia internacional do não uso de agrotóxicos. A Dow é hoje uma das 6 gigantes do mercado de venenos e sementes transgênicas, e em 2012 faturou U$ 60 bilhões.

Leia mais no site da Campanha: http://www.contraosagrotoxicos.org/

>> Ajude a divulgar a ação



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar