Notícias / Notícias



Frente Mobiliza Curitiba é contrária à proposta do IPPUC que limita participação na Conferência de Curitiba


CidadeInstituto propõe que o evento, previsto para ser realizado em fevereiro de 2015, possua apenas 82 delegados, número muito abaixo dos 600 representantes na última COMCURITIBA, feita em 2013.

Nesta segunda-feira (24), o regimento interno da Conferência da Cidade (COMCURITIBA) deve ser votado durante a reunião do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), às 14h, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC). No encontro, haverá a definição do regimento  e será votada a proposta do IPPUC que limita a participação da sociedade em Conferência que deve deliberar o anteprojeto de lei da revisão do Plano Diretor de Curitiba.

O Instituto propõe que o evento, previsto para ser realizado em fevereiro de 2015, possua apenas 82 delegados, número muito abaixo dos 600 representantes na última COMCURITIBA, feita em 2013. Na proposição, cada regional da cidade e cada entidade que integra o Conselho elegeria dois representantes. “É um número muito restrito de delegados, e é claro que é a representação de apenas dois delegados em cada regional é muito baixo”, avalia Bruno Meirinho, integrante da Frente Mobiliza Curitiba. Para a Frente, a diminuição de representantes se configura como um retrocesso participativo.

O Mobiliza Curitiba possui outras críticas relativas ao regimento proposto pelo IPPUC. O documento indica que a votação para os delegados territoriais deve ocorrer no dia 9 de dezembro, das 19h às 21h, no Salão de Atos e do Lago do Parque Barigui. A votação para representantes de regionais fora da sua área de abrangência pode diminuir a participação popular, em razão da distância geográfica do local onde ocorre o recolhimento de votos.

Além disso, o fato do regimento do COMCURITIBA ser votado por delegados do Concitiba também traz ressalvas. Os representantes do Conselho não foram eleitos para deliberarem acerca do Plano Diretor, mas para participarem de votações relativas  a agenda específica do Concitiba.

Integrantes da Frente Mobiliza Curitiba devem participar da reunião que será realizada nesta segunda-feira, para fomentar o debate necessário para a aprovação do regimento.

Saiba mais sobre a Frente Mobiliza Curitiba:
Site: http://www.mobilizacuritiba.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/mobilizacuritiba



Ações: Direito à Cidade

Eixos: Terra, território e justiça espacial