Notícias / Notícias



Boletim Biodiversidade e Financeirização da Natureza


rolo de moedas DESENHADORelacionado aos debates que estão sendo realizados durante a 20ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP 20), a Terra de Direitos produziu o Boletim Biodiversidade e Financeirização da Natureza.

A COP 20 acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Lima, no Peru, e conta com a presença de ministros de Estado. No evento, formas de combate e reação às mudanças climáticas, provocadas pelo aquecimento global, são discutidas.

O boletim produzido pela organização traz quatro textos elaborados por advogados populares, estudantes, e integrante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). O material denuncia a visão mercadológica que cerca os processos agrícolas no país, e os impactos ambientais que tal modelo de produção vem acarretando. Algo que poderia contribuir para combater essa visão, a revisão do Código Florestal em 2012 resultou em uma flexibilização da legislação ambiental do país. A redução de áreas protegidas e o avanço do agronegócio são resultado da implantação do Novo Código, que ainda possui baixa eficácia jurídica e social. Não à toa, fala-se que práticas sustentáveis só serão adotadas se houverem benefícios econômicos.

Dessa forma, o material produzido pela Terra de Direitos discute também a necessidade de alternativas a esse pensamento. O apoio à agroecologia, enquanto modo de produção agrícola sustentável, se demonstra fundamental.

 

“As melhores e mais evoluídas tecnologias são aquelas que não destroem a base sobre a qual vivemos’’.
Vandana Shiva


>>Confira o boletim completo

 



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar