Notícias / Notícias



Conferência Regional de Política Indigenista será realizada em Santarém, nos dias 15, 16 e 17


Santarém receberá nos próximos dias 15, 16 e 17 a etapa regional da Conferência Nacional de Política Indigenista. O evento vai ser realizado na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Na ocasião, serão feitas avaliações da ação do Estado brasileiro em relação os povos indígenas e propostas diretrizes para a construção e a consolidação da política nacional indigenista.

A atividade faz parte das etapas que antecedem o encontro Conferência Nacional, que será realizado entre os dias 17 a 20 de novembro de 2015, com o tema “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988″.

Os encaminhamentos tirados no evento ajudarão a construir a Política Indigenista do país.

Sônia Guajajara, da Coordenação Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), destaca a importância de discutir o papel do Estado brasileiro com as políticas indigenistas sob o paradigma da Constituição Federal de 1988. “Nós temos aí uma garantia de uma série de direitos coletivos, sobretudo os direitos territoriais – a demarcação das terras indígenas – e esses direitos não são efetivados”, afirma a coordenadora.

A Terra de Direitos estará contribuindo no evento. No último mês, a organização também acompanhou etapas local e municipal da Conferência, realizadas nas aldeias Karapanatuba e Aminã, respectivamente.

>> Leia mais: Políticas públicas para os povos indígenas são discutidas em aldeia Aminã durate os dias 9 e 10 de julho

 



Ações: Conflitos Fundiários, Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Terra, território e justiça espacial