Notícias / Notícias



CONAQ abandona mesa de diálogo com Incra


Foi realizada nesta terça-feira a 9ª Mesa Nacional da Política de Regularização Fundiária Quilombola. A Mesa é um instrumento de diálogo entre os e as quilombolas,  representados pela Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombola (CONAQ) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão responsável pela política de titulação dos territórios quilombolas.

Logo no início dos trabalhos a CONAQ pediu a palavra e fez duras críticas ao Incra, em especial à presidenta do órgão, Lúcia Falcon. Segundo a CONAQ, a mesa de diálogo deve contar com a presença da presidenta do órgão e sua ausência na reunião demonstrou a pouca atenção que o órgão tem dado a essa política.

A Coordenação ainda afirmou que a saída da presidenta do Incra durante a realização da 8ª Mesa Nacional da Política de Regularização Fundiária Quilombola foi levada em consideração para essa tomada de decisão.

Apesar dos apelos feitos pelo vice presidente do Incra para dar continuidade aos debates, para a CONAQ os diálogos formais com o Incra só serão retomados após realização de audiência com a presidência do órgão.

 

 

 

 



Notícias Relacionadas




Ações: Quilombolas

Eixos: Terra, território e justiça espacial