Acervo / Vídeos



“DANDARAS - A Força da Mulher Quilombola” celebra a atuação política de mulheres quilombolas


Mês oficial da Consciência Negra no Brasil, novembro marca uma importante e necessária data que ratifica a resistência e luta de negras e negros no país. A luta, iniciada antes mesmo de 1888 – através dos quilombos –, permanece até os dias atuais contrapondo-se a uma sociedade que carrega em seu histórico séculos de escravidão.

O lançamento do vídeo dentro do projeto “DANDARAS- A Força da Mulher Quilombola” soma-se às iniciativas da Marcha das Mulheres Negras 2015 e carrega o nome da líder quilombola para celebrar, dentro do mês da consciência negra, a luta e resistência das mulheres quilombolas.

Dandara dos Palmares foi uma liderança do emblemático Quilombo dos Palmares, e esquecida por parte da história e pelos livros didáticos.  Dandara integrou a luta armada pela libertação do povo negro da escravidão, dominava técnicas de capoeira, liderava mulheres e homens e foi companheira de Zumbi dos Palmares.

Esquecida por partes do movimento negro por ser mulher e esquecida por partes do movimento feminista por ser negra, Dandara representa o apagamento histórico de muitas mulheres negras.

Produção independente das realizadoras Ana Carolina Fernandes e Amaralina Fernandes, o vídeo tem como objetivo de apresentar as trajetórias e o engajamento de mulheres quilombolas que atuam como lideranças políticas de suas comunidades e do movimento quilombola como um todo.

“Quais são os discursos destas mulheres sobre suas trajetórias?” foi a pergunta norteadora para a produção do filme, que resultou em respostas que revelam, a partir do ponto de vistas destas lideranças femininas, conhecer os motivos que as levaram a ocupar estas posições e aqueles que as fazem permanecer na luta.

"DANDARAS- A Força da Mulher Quilombola" já está disponível no Youtube. O projeto pretende integrar parceiros e incentivadores para que histórias de várias outras Dandaras sejam retratadas e ganhem mundo.

>> Assista:



Notícias Relacionadas




Ações: Quilombolas
Eixos: Terra, território e justiça espacial