Notícias / Notícias



Jean Pierre Leroy, companheiro de luta, presente!


Jean Pierre (Foto: FioCruz)Jean Pierre Leroy foi um homem de luta - a última delas, contra o câncer, teve fim nesta quinta-feira (10). Filósofo francês naturalizado brasileiro, morreu aos 77 anos. Lutou até o fim pela dignidade e pelo direito de povos e comunidades tradicionais, na reivindicação de justiça socioambiental. Ainda no mês passado, lançou seu último livro 'Mercado ou bens comuns?'.

Em toda sua trajetória, buscou atuar junto com - e não apenas para - povos e comunidades tradicionais, na perspectiva de fomentar a organização desses grupos e de outros trabalhadores. Em seus mais de 40 anos no Brasil, atuou como educador popular e acompanhou processos de conflitos por terra na Amazônia. Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), integrou durante 40 anos a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). Em 2002, foi Relator para o Direito Humano ao Meio Ambiente em ação coordenada pela Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil, articulação que a Terra de Direitos integra.

Jean Pierre deixa uma grande contribuição para comunidades e movimentos sociais. Sua luta rendeu - e ainda renderá - muitos resultados e avanços nas políticas e nos debates da Justiça Ambiental. Que sua sua determinação nos inspire sempre!

Jean Pierre Leroy , presente, presente, presente!

Terra de Direitos



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos