Acervo / Publicações



Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Agrobiodiversidade


Estudo global produzido pela Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO), nas cinco regiões da ONU, que envolveu o trabalho de mais de 400 cientistas, denominado Avaliação Internacional do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Desenvolvimento Agrícola (IAASTD ), conclui que o sistema de conhecimento, da ciência e tecnologia desenvolvido pelo sistema de produção atual não contribui com o meio ambiente, a inclusão social, a redução da fome e pobreza, a equidade e diversidade cultural.

O documento indica que os sistemas agroecológicos são mais ambiental e socialmente sustentáveis e mais eficientes em termos de energia. O estudo ainda aponta que a grande dificuldade na preservação do modo de produção agroecológico é a falta de programas governamentais por parte do Estado.

Nesta segunda-feira (11) foi publicado o boletim de Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Agrobiodiversidade. O documento, disponível em nosso site, analisa o Programa pelo viés da necessidade de políticas públicas que promovam sistemas sustentáveis de agricultura. O boletim atesta a importância deste instrumento para o fomento das práticas agroecológicas de agricultores e agricultoras familiares, camponeses e camponeses, dos povos e comunidades tradicionais, por meio das quais tradicionalmente conserva-se a biodiversidade e seu componente cultivado, além de promover a soberania e segurança alimentar dos povos.

>> Confira o boletim de Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Agrobiodiversidade

FICHA TÉCNICA

Título: Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Agrobiodiversidade

Produção de conteúdo: Ana Carolina Brolo de

Curitiba: Terra de Direitos, 2011. 12 p.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar