Acervo / Publicações



Caderno Amazônia: Direitos humanos, desenvolvimento e luta social nº1


A expansão da monocultura da soja, a construção de grandes hidrelétricas e a chamada economia verde são o carro-chefe do modelo de desenvolvimento vigente na região amazônica. As consequências, contradições e a resistência das comunidades e povos tradicionais frente a esses projetos são apresentadas no 1º Caderno Amazônia: Direitos humanos, desenvolvimento e luta social, produzido pela Terra de Direitos.

A publicação é resultado das experiências práticas em assessoria jurídica popular da Terra de Direitos no Oeste do Pará, desenvolvidas desde 2007. As violações de direitos humanos causadas pelos projetos hidrelétricos no rio Tapajós são o tema de abertura do caderno. Também são apresentadas as armadilhas da economia verde e das compensações ambientais, os problemas trazidos pela expansão do cultivo de monoculturas, principalmente a soja, a situação das comunidades quilombola e extrativistas do Oeste do Pará, além da luta indígena nos rios Tapajós e Arapiuns.

O caderno tem como objetivo contribuir no debate entre organizações de direitos humanos, movimentos sociais, pesquisadores e outros atores sociais acerca dos rumos do desenvolvimento na região.

>> Confira o Caderno Amazônia: Direitos humanos, desenvolvimento e luta social

FICHA TÉCNICA

Título: Caderno Amazônia: Direitos humanos, desenvolvimento e luta social nº1

Produção de conteúdo: Érina Batista Gomes e André Barreto

Colaboração: Fernando G. V. Prioste, Antônio Escrivão Filho, Darci Frigo e João Carlos Bemerguy Camerini

Curitiba: Terra de Direitos, 2013, p.8



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Casos Emblemáticos: Complexo Hidrelétrico Tapajós
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar
Tags: 1º CADERNO AMAZÔNIA,COMPLEXO DO TAPAJÓS,DIREITOS HUMANOS,ECONOMIA VERDE,HIDRELÉTRICAS,MONOCULTURA DA SOJA,OESTE DO PARÁ,RIO ARAPIUNS,RIOS TAPAJÓS,SANTARÉM