Coexistência Impossível: Contaminação Transgênica na Produção de Soja no Brasil


    Após dois anos da liberação comercial definitiva da soja transgênica roundup ready, é necessário considerar os dados e as histórias envolvendo o plantio de transgênicos e assim analisar os impactos causados pela inserção desta cultura no Brasil.

    Este relatório, produzido pela Terra de Direitos, analisa a questão da contaminação da produção orgânica e convencional pela produção transgênica, causando prejuízos aos agricultores que optam por não cultivar variedades transgênicas. O relatório demonstra que o risco de contaminação entre as lavouras é cada vez maior e mesmo àqueles que optam pela agricultura orgânica, por exemplo, podem ter seus cultivos contaminados através da mistura de sementes, pelo movimento natural da polinização ou ainda no transporte, no uso de máquinas, caminhões e silos de produção.

   Apesar do crescimento dos casos de contaminação, o Governo Federal tem se omitido ante ao problema. A Central de Associações da Agropecuária Familiar do Oeste do Paraná enviou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança um pedido de providências sobre esta situação, mas nunca obteve uma resposta.

Coexitência do Impossível