Boletim Rio +20

foto para boletim boll

No caminho rumo à Rio+20, a Fundação Heinrich Böll lança o primeiro número de sua newsletter sobre a conferência que acontecerá em junho do ano que vem.

Baixe aqui.

Destaque:

Rumo a um Consenso do Rio em 2012?

Artigo de Camila Moreno, coordenadora de Sustentabilidade da Fundação Heinrich Böll

A menos de um ano para a Rio+20, falta consenso sobre o que é a Economia Verde. E que tal se a Rio+20 trouxesse também uma proposta de erradicação da pobreza, não através da mercantilização de ecossistemas, mas da redistribuição radical da riqueza socialmente construída?

Sociedade Civil:

Sociedade civil organizada rumo à Rio+20

Dar peso político à conferência e mobilizar a opinião pública estão entre os principais objetivos da articulação que reúne mais de dez redes nacionais

Em entrevista ao Bölletim Rio+20, Fátima Mello, do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20, conta sobre o andamento da articulação e seus próximos passos.

Governo Brasileiro:

Governo brasileiro se esforça em atrair líderes mundiais para a Rio+20

Sem a presença de nomes de peso, trabalho de bastidor é intenso para que conferência reúna chefes de Estado e governo. Temor é que reunião se esvazie e não avance rumo ao tão desejado desenvolvimento sustentável

Vinte anos depois da primeira reunião no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Eco-92, a Conferência de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas se prepara para uma nova rodada de debates. Em todo o globo, pipocam seminários e conversas informais com a meta de afinar o discurso para o grande encontro, que acontece entre 4 e 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Economia Verde:

Prevenir ou remediar? Marco legal e instrumentos econômicos no debate sobre a preservação da biodiversidade

No debate sobre economia verde, um dos temas centrais da Rio+20, os mecanismos de compensação ambiental são alvo de críticas e dividem opiniões. Há dúvidas sobre até que ponto podem contribuir para a preservação da biodiversidade ou intensificar a degradação do meio ambiente. No Brasil, alguns desses instrumentos estão previstos na legislação federal. Nos estados, já há leis que estabelecem a remuneração daqueles que protegem os recursos naturais. O assunto também está no Congresso Nacional, onde alguns projetos de lei estão tramitando e a nova proposta do Código Florestal começa a ser votada.

Leituras Indispensáveis:

As ONGs em meio à crise climática: processos de fragmentação, linhas de conflito e abordagens estratégicas

Confira este e outros textos selecionados para você

No artigo, Barbara Unmüßig, presidenta da Fundação Heinrich Böll, destaca que diante da defesa de diferentes interesses, ONGs e movimentos sociais não têm conseguido compor uma sociedade civil coesa e capaz de influenciar decisivamente as políticas de clima. Para ela, a discussão de novas estratégias é urgente.

Arquivado em Sala de mídia com as tags , , ,