Mudanças climáticas, recursos naturais e genéticos, conhecimentos tradicionais e danos causados pela contaminação de transgênicos estarão na pauta da 10° Conferência de Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB e do 4º Encontro de Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. Os encontros acontecem no próximo ano, no Japão, e os consensos formulados pelos participantes irão afetar diretamente as políticas dos países, especialmente do Brasil.
Entretanto, a forma como as discussões têm acontecido e a demora para acordar um regime internacional sinalizam problemas para a definição da política ambiental internacional. Os diferentes interesses que estão em jogo e a real viabilidade de uma política nesse tema podem enfraquecer os debates para a próxima CDB. E, caso o encontro não chegue a um acordo entre todos os países, estaremos diante de um grande fracasso para a política ambiental.
Leia mais sobre o assunto, no boletim produzido pela Terra de Direitos, com o apoio da HBS – Heinrich Böll Stiftung.
1) 12 meses para a COP 10 da Convenção sobre Biodiversidade e um mês para a COP 15: Podemos ter esperanças na política ambiental internacional?
2) Copenhague & Nagoya, Biodiversidade e Clima: mudanças climáticas na CDB
3) O estado da arte na negociação sobre o regime internacional de acesso e repartição de benefícios
4) Protocolo de Cartagena e o Regime Internacional de Responsabilidade por danos ocasionados por transgênicos
5) Comitê de Cumprimento do Protocolo de Cartagena
