Lines of Work

A Terra de Direitos organiza atualmente suas atividades a partir de quatro linhas de atuação:

* Terra, Território e Eqüidade Sócio-Espacial

Garantir o reconhecimento e a efetivação do direito humano à terra, urbana e rural, e ao território de povos e comunidades tradicionais. Trabalha para o fortalecimento de espaços e instrumentos que viabilizem a efetivação da equidade sócio-espacial, a reforma agrária e a regularização dos territórios dos povos tradicionais.

* Biodiversidade e Soberania Alimentar

Garantir o direito dos agricultores e dos povos tradicionais à livre utilização da biodiversidade e ao reconhecimento dos saberes tradicionais, viabilizando a livre utilização dos recursos genéticos para a alimentação e para a conservação da agrobiodiversidade.

* Justiciabilidade dos Direitos Humanos e Democratização da Justiça

Fortalecer a criação de instrumentos para exigibilidade e efetivação dos Direitos Humanos junto ao Poder Judiciário, desenvolvendo ações de assessoria jurídica popular e criando uma cultura de Direitos Humanos para a democratização da Justiça.

* Política e Cultura de Direitos Humanos

Trabalhar pela construção de uma nova cultura de direitos humanos; reconhecer e fortalecer as ações de defensores e defensoras como sujeitos da transformação social; construir espaços coletivos da sociedade civil para monitoramento e exigibilidade dos direitos humanos.