Notícias / Agenda



29 de agosto: dia de luto e luta pela educação do Paraná

Assessoria de comunicação Terra de Direitos

Em memória a dois grandes ataques sofridos pela categoria, a APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná convida a todas e todos para o “Dia de Luto e Luta da Educação do Paraná”, no próximo sábado (29).

Este ano, a data da tradicional mobilização foi alterada. A APP realizava anualmente em 30 de agosto ato histórico para lembrar o massacre sofrido pelos professores há 27 anos, comandado pelo governo Álvaro Dias. Na ocasião, policiais escalados avançaram com cavalos, cachorros e bombas em um grupo de professores que protestava por melhores salários.

Em 2015, o ato será realizado no dia 29 para lembrar, concomitantemente, os quatro meses do massacre sofrido pela categoria. Em 29 de abril de 2015,policias lançaram bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha em manifestantes. Segundo o Sindicato dos Professores (APP Sindicato), mais de 400 pessoas ficaram feridas na data. Na ocasião, mais de mil policiais foram convocados pelo governador Beto Richa (PSDB) para impedir a entrada de qualquer cidadão na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP).

No momento do ataque aos professores estava em votação o PL 024/2015, conhecido como “pacotaço”, projeto de lei que envolve cortes de benefícios do funcionalismo público, alterações na previdência estadual, dentre outras mudanças. A proposta foi aprovada com 31 votos contra 20.

>> Leia mais: Em documento, Comitê de Direitos Humanos 29 de abril aponta o ataque aos professores como um "verdadeiro massacre"

O dia de luto e luta se iniciará às 8h, na Praça Santos Andrade – Prédio Histórico da UFPR, com a realização da Assembleia Estadual da categoria. De lá, os educadores seguirão para a concentração às 10h na Praça 19 de dezembro (Praça do Homem e da Mulher Nua) de onde a manifestação sairá rumo ao Palácio do Governo, no Centro Cívico.

DIA DE LUTO E LUTA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Sábado, 29 de agosto de 2015, às 10h da manhã.
Concentração na Praça 19 de Dezembro, em Curitiba.



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos



Próximos

Eventos