Notícias / Agenda



Curitiba na luta contra os agrotóxicos

Assessoria de comunicação Terra de Direitos

Celebrado no dia 3 de dezembro, o Dia Mundial da Luta Contra os Agrotóxicos será marcado em Curitiba por uma série de atividades entre os dias 2 a 4 deste mês. Palestras, passeatas e mostras de documentários denunciarão os impactos dos agrotóxicos à saúde e ao meio ambiente.

As atividades são promovidas por diversos coletivos e organizações – entre elas a Terra de Direitos -, junto com a Setorial de Cultura Alimentar de Curitiba. Além de denúncias, as mobilizações apresentam alternativas a esse modelo de produção de alimentos que é baseado no uso intensivo de agrotóxicos e transgênicos. O Paraná é terceiro maior estado consumidor de venenos no país.

Experiências de diversos grupos e de movimentos sociais – como através da agroecologia, por exemplo - mostram que é possível produzir de uma forma justa social e ambientalmente: sem exclusão e exploração do pequeno agricultor e agricultora, com mais saúde e respeito à natureza.

Atividades

Na sexta-feira (2), será realizado o II Fórum Municipal de Cultura Alimentar. O evento contará com a presença da médica sanitarista e auditora fiscal do ministério do Trabalho, June Rezende, e do integrante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Lucas Carvalho. Lucas é umas das pessoas atingidas pela empresa Nortox, produtora de venenos agrícolas instalada no município de Arapongas-PR. Há anos a Nortox vem contaminando seus empregados e a população local.

No sábado (3), será realizada a Marcha Curitiba Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. A mobilização se concentrará na Praça Santos Andrade, e saíra às 10h em direção à Boca Maldita. Além de intervenções e performances culturais, haverá o concurso de fantasias “Eu Sou a Morte”. A melhor fantasia ganhará uma cesta de produtos orgânicos.

No domingo (4), um almoço agroecológico será realizado na Associação da Agricultura Orgânica do Paraná (AOPA), em Quatro Barras, município da região metropolitana de Curitiba.

Dia de Luta

O Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos relembra o episódio ocorrido em 3 de dezembro de 1984, quando, em pleno auge da Revolução Verde na Índia, um vazamento na fábrica de agrotóxicos da empresa estadunidense Union Carbide provocou a morte de mais de 15.000 moradores da cidade de Bhopal, e a intoxicação de mais de 300.000 pessoas.
 

Programação

DIA 2 DE DEZEMBRO

II Fórum da Cultura Alimentar de Curitiba
Local: Casarão da UPE – Rua João Manoel, 142 – São Francisco – Curitiba
Horário: das 9 às 18h

DIA 3 DE DEZEMBRO 

I Marcha Curitiba Contra os Agrotóxicos e Pela Vida (Dia Mundial pela Luta Contra os Agrotóxicos)
Local: Praça Santos Andrade
Início da marcha rumo à Boca Maldita: 10h
Das 9 às 13h
 

DIA 4 DE DEZEMBRO

Evento Itupava Cultural III
Bem estar, música, oficinas e exposições
Almoço agroecológico da AOPA
Local: Rua Jacob Zattoni, 2719, 83420000 Quatro Barras
Ingressos limitados. Acesse

Para mais informações, acesse o evento no Facebook

 

 

 
 

 



Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar



Próximos

Eventos