Notícias / Agenda



Curitiba sedia Encontro Paranaense de Direitos Humanos


Econtro Paranaense de DH

Curitiba sediará nos próximos dias 31 de julho e 1 de agosto o Encontro Paranaense de Direitos Humanos, que pretende promover o diálogo sobre a rearticulação do campo popular dos direitos humanos no Paraná. O evento também propõe a retomada da construção de uma rede estadual propositiva e de monitoramento para o acompanhamento das políticas públicas.

Realizado pela organização Terra de Direitos, pela Plataforma DHesca Brasil, pelo Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress – PR), pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e pela Dom da Terra, o Encontro tem é realizado em um cenário de retirada e restrição ao acesso de direitos já conquistados.

A promoção de um encontro que rearticule o debate público acerca dos movimentos sociais, sociedade civil e organizações sindicais fica cada vez mais necessária.  Desencadeando essa demanda, estão casos como o massacre do dia 29 de abril, as recentes tentativas de privatização das políticas e serviços públicos e a criminalização dos movimentos sociais - decorrente da reação do Governo do Estado em resposta às manifestações populares.

Entende-se que os direitos humanos não se restringem aos direitos civis e jurídicos e políticos, mas também os direitos econômicos, sociais e culturais.

Para Maiara Bitencourt, assessora jurídica da Terra de Direitos, um dos principais pontos do encontro é promover a comunicação entre grupos organizados. “A ideia do evento é que as forças populares comprometidas com a democracia e com o avanço social voltem a discutir conjuntamente os assuntos transversais de direitos humanos”, explica. “A finalidade disso é unificar as bandeiras e fortalecer as lutas, tendo em vista os retrocessos e perda de direitos que estamos vivenciando”, afirma a assessora.

Denúncias de violações de direitos humanos também serão relatadas no evento conforme inscrição prévia, e serão encaminhadas ao poder público em audiência. As denúncias estarão presentes na construção de um informe paralelo ao Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) apresentado pelo Governo Federal à Organização das Nações Unidas (ONU).

O histórico das lutas por direitos humanos no Paraná e a construção de estratégias de enfrentamento das violações no estado estão previstas na programação.

As inscrições para a participação no evento e para a apresentação de denúncias já estão disponíveis.

>> Faça sua inscrição aqui.

Confira a programação completa:

31/07 – Sexta-feira
8h30 – Recepção dos participantes com café da manhã
9h – Direitos Humanos no Paraná – análise de conjuntura
11h – Mapa das lutas por Direitos no Paraná - Construção coletiva de uma síntese

12h – Almoço comunitário

14h – Audiência Pública com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário Paranaense
16h – Entrega formal ao Poder Público dos casos emblemáticos inscritos
19h – Lançamento do filme “Somos todos defensorxs” – Campanha Nacional Somos todxs defensorxs

01/08 – Sábado
9h – Construção estratégias comuns de enfrentamento das violações aos direitos humanos no Paraná

12h – Almoço comunitário de encerramento

Local: Sede da APP Sindicato
Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças, Curitiba.

Para mais informações entre em contato:
Maiara Bitencourt – Terra de Direitos
maiara@terradedireitos.org.br ou (41) 3232-4660



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos



Próximos

Eventos