Notícias / Agenda



Encontro Identidade, Resistência e Ancestralidade

Assessoria de comunicação Terra de Direitos

A comunidade quilombola Paiol de Telha (PR) promove, nesse final de semana, o Encontro Identidade, Resistência e Ancestralidade, evento que em 3 dias apresentará um pouco da vivência na comunidade através de uma programação que conta com feira de artesanatos locais, feira de troca de sementes crioulas, inauguração do banco de sementes quilombolas da comunidade e banho de cachoeira. 

Além da visita aos dois núcleos da comunidade (Assentamento e Fundão), visitantes poderão participar de oficinas do baque da nação do Maracatu Encanto do Pina, de dança afro brasileiras e de danças africanas. 

A saída de Curitiba ocorre às 23h do dia 25 e a volta às 16h do dia 27. 

O Encontro é uma iniciativa do Núcleo Assentamento da comunidade Paiol de Telha, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR e do Centro Acadêmico Hugo Simas, da Faculdade de Direito da UFPR. 

>> Saiba mais no evento do Facebook e faça sua inscrição

Programação 

Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha 

A comunidade quilombola Paiol de Telha conquistou o acesso ao território em 1860, quando 11 trabalhadores escravizados foram libertados pela então proprietária das terras, Balbina Francisca de Siqueira, e receberam o território como herança. A partir da década de 1970, o movimento de violência e expropriação do território se intensificou e até hoje a comunidade vive com insegurança da posse da terra, ocupando pequena porção da área originariamente conquistada ou em localidades próximas. 

A comunidade foi a primeira do Paraná a receber a Certificação da Fundação Cultural Palmares, reconhecendo as famílias como descendentes diretas de trabalhadores escravizados e comunidade remanescente de quilombos. Dentre os processos de titulação de territórios quilombolas em trâmite no estado do Paraná, o do Paiol de Telha encontra-se em fase mais avançada, tendo sido emitido em 2014 uma portaria do INCRA-PR que declara os limites do território, e, publicado em junho de 2015, o decreto de desapropriação da área. 

Programação | Encontro Identidade, Resistência e Ancestralidade

Data: 25 a 27 de agosto 
Local: Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, Guarapuava - Entre Rios (PR)

 



Ações: Quilombolas
Eixos: Terra, território e justiça espacial



Próximos

Eventos