Notícias / Notícias



Confira alguns debates da 17ª Jornada de Agroecologia


 

Curitiba recebe, entre os dias 6 e 9 de junho, a Jornada de Agroecologia. A 17ª edição será realizada pela primeira vez na capital paranaense e é um dos maiores eventos do Brasil com o objetivo de promover a agroecologia.  A Jornada é organizada por mais de 40 movimentos e entidades, entre movimentos do campo, universidades e centros de formação.

Serão realizadas dezenas de seminários, oficinas, shows e atividades culturais também estão garantidas na programação, previstas para ocorrer na Reitoria e no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Alunos do ensino fundamental e médio, vindos de assentamentos e acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vão apresentar a história da agricultura, até chegar ao momento atual e à agroecologia.

 

Confira a programação completa da Jornada. 

 

O evento também vai dar a oportunidade para a população de Curitiba de consumir produtos agroecológicos durante todos os dias da Jornada. Na praça Santos Andrade, no Centro da cidade, cerca de 60 expositores vão realizar uma feira de alimentos, inclusive com barracas de pratos típicos da região sul do Brasil.

A Terra de Direitos é uma das entidades que contribui na organização do evento, e irá participar de três atividades na quinta-feira (07). Confira:

Consequências dos Agrotóxicos à Saúde Humana e à Natureza

Com as palestrantes Larissa Bombardi, professora doutora no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP) e Leonardo Melgarejo, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Agrotóxicos e Transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Coordenação: Paulo Perna, do NESC-UFPR, e Naiara Bitencourt, da Terra de Direitos.

Realização: NESC/Observatório Agrotóxicos-UFPR; Departamento Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição; Enconttra; Campanha contra os Agrotóxicos e Pela Vida; e ABA.

>> Confira mais detalhes no evento do Facebook

 

 

Soberania Alimentar e o protagonismo das mulheres na construção da Agroecologia

Coordenação: Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento;
Setor de Ciências Agrárias da UFPR; Centro de Estudos Rurais e Ambientais do Paraná (CERU); projeto de extensão EKOA: Direito Ambiental para tod@s; e Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra – ENCONTTRA.
Realização: Enconttra; Ekoa; Setores de Educação e de Nutrição da UFPR; CERU; e MST.

>> Confira mais detalhes no evento do Facebook

 

 

 

O golpe na democracia e nos direitos: o judiciário na criminalização da política e das lutas sociais


Evento ministrado por Vera Karam de Chueiri, professora de Direito Constitucional e diretora da Faculdade de Direito da UFPR, Darci Frigo, coordenador da Terra de Direitos e vice-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Diorlei Santos, advogado das Cooperativas do MST e mestre em Direito Cooperativo pela UFPR.
Coordenação: Katya Isaguirre Torres, professora de Direito Ambiental da UFPR.
Realização: Terra de Direitos e projeto de extensão EKOA: Direito Ambiental para tod@s.

>> Confira mais detalhes no evento do Facebook



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar