Notícias / Notícias



Dia Internacional dos Direitos Humanos



 

A data de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, nos provoca a refletir.

Com o atual cenário político, essa reflexão não se limita a percorrer a caminhada dos direitos humanos no Brasil e na América Latina, mas avaliar responsavelmente as violações individuais e estruturais que persistem em nossa sociedade.

A intensificação do processo de criminalização dos protestos e de movimentos sociais, o genocídio da juventude negra, a estrutural violência contra as mulheres, pessoas LGBTs e minorias sociais são exemplos dos desafios que comprometem a efetivação dos direitos humanos em seus níveis mais primordiais.

E neste momento, em que o Estado de Exceção se instalou no nosso país, o princípio do não retrocesso em direitos humanos está sendo violado de maneira generalizada.

Neste 10 de dezembro, a reflexão sobre o papel exercido pelo Estado, por órgãos públicos, por coletivos das mais diversas conglomerações e por cada pessoa individualmente no avanço e na efetivação das garantias consolidadas pela Declaração dos Direitos Humanos é uma oportunidade de avançamos de forma consciente na mudança estrutural necessária para a garantia de direitos já conquistados.

Em momento de retrocessos nos direitos sociais, a luta e defesa dos direitos humanos se faz ainda mais necessária, a fim de fortalecer a soberania e lutas populares. É hora de reafirmar:
TODOS OS DIREITOS PARA TODAS AS PESSOAS!

>> Conheça melhor o trabalho da Terra de Direitos em defesa dos direitos humanos

>> Participe da campanha Mais Direitos Mais Democraciagoo.gl/tckg4d



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos