Notícias / Notícias



Fundadora da Terra de Direitos, Sara Gorsdorf é homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba


Em sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, o evento solene reconhecerá mulheres da capital que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

 

 

A sócia fundadora, gerente administrativa e financeira da Terra de Direitos, Sara Regina Gorsdorf, será uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Curitiba em sessão alusiva ao “Dia Internacional das Mulheres”, neste 08 de março, às 20h. Na solenidade, ao todo, 32 mulheres indicadas por vereadoras do Colegiado irão receber homenagem por contribuírem com o desenvolvimento de Curitiba nas mais diversas áreas.

Sara é uma das mulheres homenageadas indicadas pelo mandato da Professora Josete (PT). "Estou orgulhosa pela indicação do Mandato da Professora Josete, uma mulher, militante que representa tenacidade e bravura nos embates diários por uma cidade mais justa e inclusiva", conta Sara.

Para a vereadora, a homenagem realizada anualmente adquire um novo significado em razão de medidas adotadas pelas diferentes esferas de governo que violam os direitos humanos de mulheres. Desta forma, na avaliação da Professora Josete, a homenagem também serve para a reflexão sobre o contexto de retrocessos no campo das políticas públicas para as mulheres, grupo que representa o equivalente a 51,4% da população brasileira segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013.

Dentre a agenda de retrocessos, a vereadora cita o desmonte da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres pela gestão de Michel Temer (MDB), órgão atualmente com menor poder orçamentário do que quando tinha status de ministério. Já em relação à administração da capital Josete destaca a extinção da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher, criada pela gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) e desfeita logo na posse do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN).

A homenagem à mulheres que representam um contraponto às violações de direitos humanos pelo Estado reafirma o sentimento de continuidade da luta diante de uma conjuntura autoritária. “Esse prêmio representa um raio de energia, do ontem e sempre para que continuemos nas lutas diárias do viver feminista, cada vez mais fortalecidas", reforça Sara. O mandato da vereadora Josete ainda homenageia a comunicadora popular Ednubia Ghisi, a cantora Janine Mathias e a professora e militante dos direitos da pessoa idosa Miriam Bialli.

 

Uma consistente trajetória pela defesa dos direitos humanos
Gerente administrativa e financeira em exercício da Terra de Direitos, Sara possui uma longa trajetória na defesa, promoção e efetivação dos direitos humanos no Paraná.

Em 2002, foi articuladora do primeiro Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio no Paraná, evento voltado à denúncia e responsabilização dos conflitos coletivos relacionados ao acesso à terra e aos territórios rural e urbano. A atividade deu origem à Terra de Direitos.

Nos anos seguintes ocupou cargos importantes para incidência de temas dos direitos humanos nos espaços de decisão com participação direta da sociedade. Sara foi membro dos Conselhos Estadual das Cidades do Paraná (Concidades) entre 2008 a 2011. Integrou a rede de trabalho do projeto de Regularização Fundiária do Bolsão Sabará – projeto que concedeu prêmio à INNOVARE à Terra de Direitos. Em espaços da sociedade civil assumiu tarefas importantes como a secretaria-executiva do Observatório de Políticas Públicas do Paraná, e foi membro do grupo Cidade em Debate e do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas.