Notícias / Notícias



Nota da Terra de Direitos sobre o assassinato de Marielle Franco


foto: NINJA

É com profundo pesar que a Terra de Direitos expressa sua indignação pelo assassinato brutal da vereadora do município do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), na noite desta quarta-feira (14). A organização manifesta solidariedade às famílias e amigos da Marielle e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, também baleado e morto.

A execução de Marielle é um crime que atinge diretamente a cidadania e a democracia. Mulher, negra, LGBT, feminista e moradora da comunidade da Maré, a vereadora era uma das mais expressivas  defensoras de direitos humanos, em especial das mulheres negras e das populações das favelas. Como luta diária denunciava a falência do Estado em proteger os cidadãos e a violência da polícia, em especial dirigida à população negra.

Marielle foi executada no momento em que vinha denunciando os abusos de autoridade e a violência contra moradores das favelas e bairros pobres da cidade, por parte de integrantes de um batalhão da Polícia Militar. A execução ocorre logo após a nomeação da vereadora como relatora da Comissão de Acompanhamento da Intervenção Federal do Rio de Janeiro,  em 28 de fevereiro.

A Terra de Direitos exige uma apuração rigorosa e imediata deste brutal crime, que evidencia uma ação articulada para eliminar a quem denuncia um Estado opressor e racista, comandado por interesses privados. A superação das causas estruturais que envolvem situações de execução de defensoras de direitos humanos é condição para fundamental para a construção de uma sociedade com paz e justiça social.

Seguimos na luta, em respeito à memória e a luta pelos direitos humanos assumida por Marielle.

Marielle presente!
 

Foto: Mídia Ninja