Notícias / Notícias



Relembre os materiais da série quilombola 'Na raça e na cor'


Após cinco meses no ar, a série especial quilombola Na raça e na cor chega ao fim. Projetando-se em direção ao debate público sobre o direito quilombola à terra, a série objetivou sistematizar elementos que possam contribuir para a luta emancipatória dos movimentos quilombolas pela efetivação de seus direitos.

Com reportagens, artigos, notícias, entrevistas, e materiais gráficos que apresentaram um pouco do modo de vida, organização social, cultural e política quilombola através da discussão sobre territorialidade, a série contribuiu para a visibilizar a identidade étnica e de gênero, individual e coletiva, e práticas contra hegemônicas desenvolvidas por quilombolas por meio da recategorização da história de ocupação territorial de seus antepassados.

Construída coletivamente, o projeto é uma iniciativa da Terra de Direitos em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), e contou com a contribuição de colaboradores de outras organizações.

Perdeu algum material da série? Reveja todas as publicações aqui e compartilhe!



Notícias Relacionadas




Ações: Quilombolas

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos, Terra, território e justiça espacial