Notícias / Notícias



Articulação Nacional de Agroecologia apresenta diretrizes para a defesa da política de agrosociobiodiversidade


Documentos buscam incidir politicamente nas candidaturas federais e estaduais deste ano comprometidas com a agroecologia.

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou a Campanha Agroecologia nas Eleições 2022, uma iniciativa de incidência política nas candidaturas federais e estaduais deste ano.  dialogar e mostrar que existe sim um caminho possível para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia. A campanha de mobilização busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às inúmeras experiências que existem em cada canto deste país.

A Articulação elaborou uma carta-compromisso dirigida aos candidatos e candidatas deste pleito. O documento está disponível aqui. O documento presenta as principais demandas referentes ao reconhecimento e ao fortalecimento da agroecologia pelo Estado brasileiro. Ao assinar a carta -compromisso a e o candidato devem submeter a adesão neste link. 

Com o mesmo compromisso de contribuir nas eleições o Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) elaborou o documento "Biodiversidade em Debate: diretrizes para a construção de políticas para a agrosociobiodiversidade". O material apresenta reflexões e propostas em defesa da agrobiodiversidade que podem servir de referência nos processos de construção popular de projetos para o governo federal, os governos estaduais e os mandatos parlamentares. A iniciativa também integra Campanha Agroecologia nas Eleições 2022. 


*Com base nas informações disponíveis na ANA.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar