Notícias / Notícias



Ato Político dá visibilidade a histórias de Defensores de Direitos Humanos em Fortaleza


DSC_9688Ação realizada durante o encontro “Diálogos sobre Desenvolvimento: os BRICS na perpectiva dos povos”  foi marcada por depoimentos sobre situações de ameaças enfrentadas por defensores de Direitos Humanos. Um Sarau na comunidade de Serrinha encerrou a programação do Ato

A Campanha Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos realizou ontem (15), em Fortaleza, um Ato Político durante o encontro Diálogo sobre Desenvolvimento: os BRICS na perspectiva dos povos. O intuito da atividade foi chamar a atenção às ameaças sofridas por Defensores de Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Estiveram presentes membros da Linha de Frente e diversas organizações e movimentos sociais parceiros.

 

O integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares do Ceará (Renap/CE), Cláudio Silva, e a integrante da Front Line Defenders, Jelena Djordjevic, iniciaram o ato apresentando a Linha de Frente. Em seguinda, foi exibido o vídeo que conta a história de um dos defensores da Linha de Frente, o João do Cumbe, ameaçado por denunciar os efeitos negativos da carcinicultura (cultivo de camarão em cativeiros) na região de Aracati, no Ceará. João fez o relato sobre as situações de perseguição que enfrenta.

 

Uma série de relatos sobre os casos de ameaças sofridos por defensores marcou o Ato Político. Foram narradas histórias e lutas por Adriana Vieira (RN), integrante da Marcha Mundial das Mulheres; Flaida Machez (Moçambique), da União Nacional de Camponeses; Mateus Gomes, do Bloco de Lutas, de Porto Alegre (RS) e Alex Fernandes (SP), do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Sandra Carvalho, a Justiça Global, mencionou as recentes prisões de manifestantes no Rio de Janeiro. O vídeo que conta a história e a luta de Débora Maria da Silva, que compõem as Mães de Maio, também foi exibido.

 

unnamedCaminhada pelos Defensores

 

Durante o período da tarde, os participantes do seminário Diálogos sobre Desenvolvimento realizaram uma caminhada até a praça da comunidade Serrinha. Na comunidade, deu-se início ao Sarau Linha de Frente com a presença de vários jovens de lá. Rogério Babau, ativista cultural de Hip Hop, fez uma saudação inicial, dizendo que a luta por direitos humanos é uma pauta da juventude das periferias de Fortaleza e que todos estamos juntos na “linha de frente”. A programação do Sarau contou também com a apresentação das batucadas dos coletivos feministas da Marcha Mundial de Mulheres e “Tambores de Safo”.

 

A próxima atividade da campanha na capital cearense é a Quadra da Paz - Hip Hop na Linha de Frente, promovida em parceria da Campanha Linha de Frente com grupos de Hip Hop de vários bairros de Fortaleza e do Levante Popular da Juventude. O encontro será no próximo sábado, dia 19 de junho, na Quadra da Juventude - Bairro de Serrinha.

 

João do Cumbe relatando os casos de ameça a que está submetido
João do Cumbe relatando os casos de ameça a que está submetido

 

 

 

Atividades culturais no Sarau Linha de Frente
Atividades culturais no Sarau Linha de Frente

 

 



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos