Notícias / Notícias



Campanha contra os agrotóxicos lança manifesto de subsídios para debate nas eleições de 2022


Documento traz 7 pontos de destaque sobre a pauta de agrotóxicos, como soberania alimentar, mudanças climáticas, água, pulverização aérea, isenção fiscal, entre outros. 

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela vida lança nesta quinta-feira (11) um manifesto com subsídios para o debate eleitoral neste ano, que busca comprometimento de candidatos e faz um chamado à sociedade para a pauta. Nos últimos 3 anos enfrentamos um dos cenários mais tóxicos nosso país, com  número recordes de liberação de venenos, aumento da fome, desmonte de políticas públicas para agricultura familiar e retomada de pautas de Projetos de Leis nas esferas do congresso nacional que causam sérios danos ao meio ambiente e a saúde do povo brasileiro, a exemplo do Pacote do Veneno (PL 1459/2022), que tramita no senado.

O documento a ser lançado apresenta 7 pontos de destaque, sendo eles: Soberania Alimentar, Mudanças climáticas, Água, Pulverização aérea, Isenção de impostos, Banimento de agrotóxicos banidos e Transgênicos, que posiciona a necessidade de frear os retrocessos que vivemos nesse período do atual governo e aponta o caminho da vida, da justiça social e do desenvolvimento saudável, com necessidade de compromisso com a pauta da agroecologia e de combate ao uso desenfreado de agrotóxicos e transgênicos no país e retomada de debates de políticas públicas a exemplo da Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos – PNARA. 

É esperado para a plenária de lançamento do documento as organizações do campo e da cidade que fazem parte desta rede de articulação, que é a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, mandatos que já atuam com a pauta e candidaturas de deputados e deputadas federais e estaduais que estão ligados aos movimentos. O evento acontecerá às 19h (horário de Brasília) através da plataforma zoom. 

“Nós da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida lutamos pela construção de um projeto de país soberano que responda adequadamente aos desafios sociais deste momento histórico. Queremos virar a mesa dos rumos tóxicos que tomam nosso país e eleger representantes que lutem conosco pela diversidade da vida.” (Trecho do manifesto: Seu voto sem veneno!)

Acesse aqui o documento.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar