Notícias / Notícias



Covid-19: Senado vota plano emergencial para indígenas, quilombolas e povos tradicionais nesta terça  


O Senado Federal pode aprovar nesta terça~-feira (16), quase um mês após a votação na Câmara, o Projeto de Lei - o PL 1142/2020, que trata da adoção de medidas emergenciais de combate à Covid-19 direcionadas para povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais. 


Apesar da emergência que emana do tema, uma emenda apresentada no dia 9 de junho pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE)  e retirada 24 horas depois, propunha a diminuição do escopo do projeto, retirando comunidades quilombolas, povos e comunidade tradicionais como destinatários das ações de proteção e combate à pandemia, propostas no PL. A Emenda ainda propunha a retirada da maior parte das garantias previstas no Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos Territórios tradicionais.Foto: Leopoldo Silva/AgênciaSenado

No Senado, o projeto entrou em pauta para ser votado no dia 10 de junho, mas a sessão foi suspensa e o projeto voltou à pauta nesta terça-feira (16). A relatoria do projeto será do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O projeto é de de autoria da deputada Rosa Neide (PT -MG) e outros/as parlamentares, e na Câmara recebeu a relatoria da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).

“Em meio à todo debate nacional e internacional posto por políticas antirracistas repudiamos e defendemos a aprovação integral da proposta sem a retirada de direitos desses povos que, diante dessa pandemia  necessitam de medidas de proteção tão urgentes”  aponta a assessora jurídica da Terra de Direitos, Maíra Moreira. Registros da manifestação da doença em povos e comunidades tradicionais demonstram maior vulnerabilidade e letalidade destas populações em relação à pandemia. 
Desde a análise da proposta pela Câmara dos Deputados, organizações e movimentos sociais têm se mobilizado para impedir e resistir a qualquer possibilidade de redução no atendimento à PCTs.  

Leia o artigo  produzido pela Terra de Direitos sobre projeto aprovado na Câmara 
 



Ações: Quilombolas

Eixos: Política y cultura de los derechos humanos