Notícias / Notícias



Feira da Jornada de Agroecologia vai reunir 100 grupos de produtores em Curitiba


Evento será de 29 de agosto a 1 de setembro, com dezenas de atividades simultâneas e shows gratuitos. Odair José está entre os artistas confirmados. 

Alimentos vindos de Cooperativas da Reforma Agrária, produção orgânica, produtos da Economia Solidária, livros, sementes e mudas crioulas são alguns dos produtos presentes na Jornada. Foto: Wellington Lenon

Alimentos vindos de Cooperativas da Reforma Agrária, produção orgânica, produtos da Economia Solidária, livros, sementes e mudas crioulas, pratos típicos do Paraná. Esta diversidade de produções fará parte da Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra, que vai ocupar toda a extensão da Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro.

A atividade faz parte da 18ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos de fomento a práticas agroecológicas do Brasil, realizado pelo segundo ano consecutivo na capital do Paraná. Cerca de 70 entidades participam da organização do evento, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), setores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Terra de Direitos e Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria). 

Participarão cerca de 100 coletivos de produtores. Ao todo estarão presentes 21 cooperativas do Paraná, a cooperativa central da reforma agrária do Rio Grande do Sul, a cooperativa central da reforma agrária de Santa Catarina, aproximadamente 15 grupos quilombolas, indígenas e da agricultura familiar em geral. Outros 20 empreendimentos da economia solidária também vão integrar o espaço. 

Para Cristiano Czycza, integrante da equipe de organização da feira e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), esse será um espaço de diálogo e conhecimento entre consumidores e produtores de comida saudável. “Nas jornadas de agroecologia, a gente vem discutindo a necessidade de diálogo com a sociedade, com o público consumidor que está nas cidades, além de precisarmos ampliar os espaços de comercialização”, diz.

Para ele, esse intercâmbio traz vantagens para os dois lados, porque os consumidores podem comprar diretamente e o produtor comercializar, com preços acessíveis, sem atravessador. “Isso possibilita manter a produção de alimentos saudáveis e o consumidor saber que tipo de alimento está comendo, o que é importante neste momento em que tantos agrotóxicos estão sendo liberados”, conclui.

Bernardete Cosme da Silva faz parte do grupo “As arteiras” - um dos 10 coletivos integrantes da Feira Permanente de Economia Solidária do Portão - e já participou da Jornada da edição de 2018. “A feira da Jornada ano passado já foi muito produtiva, muita para além da questão financeira, mas por toda a interação e relação com o campo. Desde que terminou a feira do ano passado a gente já começou a se envolver na construção da Jornada deste ano”, explica. 

As atividades da Jornada são abertas ao público. Foto: Wellington Lenon

Odair José e dezenas de shows gratuitos
Um palco montado em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná vai receber dezenas de shows que prometem animar a feira. Entre os artistas confirmados estão Odair José, a escola de samba curitibana Leões da Mocidade e o grupo de fandango caiçara Mandicuera, da Ilha de Valadares. 

Bel Coelho, chef do restaurante Clandestino, vai preparar de um prato agroecológico na Culinária da Terra dia 1º, a partir das 10h30. Os artistas Fábio Assunção e Guta Stresser também confirmaram presença na Jornada.  

Programação simultânea 
A 18ª Jornada de Agroecologia acontece de 29 de agosto a 1º de setembro, e vai ocorrer de forma simultânea em três locais: 

1. Praça Santos Andrade - Com a Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra e grandes shows culturais. A feira ocorrerá nos seguintes dias e horários: 

Dia 29/08, das 10h às 20h 
Dias 30 e 31/08, das 8h às 20h 
Dia 1º/09, das 8h às 16h

2. Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR
O Teatro da Reitoria receberá a abertura da Jornada, a partir das 18h no dia 29, quinta-feira, além de outras conferências e seminários ao longo da programação. 

O Pátio da Reitoria será ocupado pelo “Túnel do Tempo”, que nesta edição tem como tema "História da luta pela terra e a construção da soberania popular no Brasil". O Túnel é um museu popular da Jornada, organizado por estudantes e professores de escolas do campo. Ele apresenta a história luta pela terra por meio de diferentes linguagens e de forma interativa. Além do conteúdo educativo e histórico, o Túnel é uma oportunidade de encontro entre estudantes do campo e da cidade. Ele estará aberto para visitas nos seguintes dias e horários:
Dia 29/08, das 11h às 20h 
Dias 30 e 31/08, das 8h às 20h

3. Boca Maldita - Com o espaço “Conhecimento em Movimento: na rua pela educação pública”, que irá expor projetos de pesquisa extensão de universidade públicas, com palestras, oficinas e lançamento de livros. A programação para este local será:  

Dias 30 e 31/08, das 8h às 20h

Campanha de arrecadação
Para viabilizar a edição deste ano, as quase 70 organizações integrantes da Jornada lançaram campanha de financiamento coletivo. Para contribuições feitas a partir da plataforma online Kickante, há sete opções de valores, que variam de R$ 25 a R$ 1 mil. Entre as recompensas estão alimentos agroecológicos e produtos personalizados com a marca da Jornada. Acesse: kickante.com.br/campanhas/18a-jornada-agroecologia

Para saber mais
> Programação completa:  
https://jornadadeagroecologia.org.br/2019/08/16/programacao-geral-da-18a-jornada-de-agroecologia/
> Site: https://jornadadeagroecologia.org.br/
> Instagram: @jornadadeagroecologia
> Facebook: jornadade.agroecologia

 



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar