Notícias / Notícias



Modelo de desenvolvimento é tema de encontro de movimentos sociais e povos tradicionais no Pará


DSCN7136O auditório batizado com o nome da primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém – STTR, Luzia de Oliveira Fati, recebe entre hoje e amanhã o seminário Regional sobre Direitos Humanos e Defesa dos Territórios, em Santarém/PA. A simbologia e a história de luta e resistência dos trabalhadores do campo no Oeste do Pará inspiram o objetivo do seminário: o fortalecimento da articulação e das lutas dos povos diante das consequências do modelo de desenvolvimento em curso da região.

A ampla presença de mulheres e jovens e a diversidade de povos e movimentos sociais, entre quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e indígenas, sinalizam a riqueza do debate previsto para os dois dias. Estão reunidas lideranças comunitárias dos municípios de Santarém, Itaituba, Rurópolis, Prainha, Jacareacanga e Trairão.

DSCN7112Todas estas comunidades e movimentos têm em comum a condição de opressão e a negação de direitos por viverem em territórios alvos do modelo de desenvolvimento empregado na região. A construção de hidrelétricas para exportação de energia, a extração de madeireiras e de minérios por grandes empresas, o avanço do agronegócio para exportação penalizam os povos tradicionais em nome do lucro.

Entre os movimentos e organizações presentes está o STTR, a Comissão Pastoral da Terra - CPT, o Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB, a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém – FOQS, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE, a Coordenação das Associações das Comunidades Remanescente de Quilombo do Para – MALUNGU, e a Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ.

DSCN7160

DSCN7156

DSCN7121

DSCN7141

DSCN7123



Ações: Conflitos Fundiários

Eixos: Terra, território e justiça espacial