Notícias / Notícias



Organizações sociais brasileiras e internacionais condenam atos violentos instigados por Donald Trump


Em nota o coletivo aponta que o presidente dos EUA tem responsabilidade significativa pela violência da multidão que ocorreu no Capitólio dos Estados Unidos.

Simpatizantes de Donald Trump invadem violentamente o prédio do Capitólio dos EUA após a manifestação "Stop the Steal" em 06 de janeiro de 2021 em Washington DC - SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Um conjunto de organizações sociais brasileiras, entre elas a Terra de Direitos, e de diferentes países da América se manifestaram, em nota divulgada nesta quinta-feira (14), sobre os atos violentos instigados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e perpetrados por grupos de extrema direita na última quarta-feira, 6 de janeiro, contra o edifício do Capitólio dos Estados Unidos em Washington, DC.

O grupo aponta que “embora Trump finalmente tenha condenado os ataques e dito que apoiaria uma transição pacífica de poder, ele ainda tem uma responsabilidade significativa pela violência da multidão que ocorreu no Capitólio dos Estados Unidos e deixou cinco mortos e pelo ataque à democracia que representa”, destaca um trecho da nota. Na declaração conjunta as organizações sociais reivindicam às autoridades que seja feita investigação completa do ato que resultou em assédio e agressão à jornalistas, congressistas, funcionários do Capitólio.

Em nota as signatárias apontam que é “deplorável” a tentativa reiterada de Trump em não aceitar os resultados das eleições presidências recentes, pleito que elegeu Joe Biden, e ressaltam os ecos que a incitação à violência e ameaças à democracia em demais países podem provocar em demais países. “O comportamento errático de Trump e os eventos de ontem continuarão a ser usados por líderes autoritários em outras partes do mundo para buscar formas e meios de erodir a democracia”, destaca outro trecho.

Leia a nota na íntegra.




Eixos: Política e cultura dos direitos humanos