Notícias / Notícias



Carta Aberta à Associação dos Magistrados Brasileiros: Por uma cultura judiciária democrática e cidadã


CARTA ABERTA À ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

POR UMA CULTURA JUDICIÁRIA DEMOCRÁTICA E CIDADÃ

Teve lugar na cidade de São Paulo, nos dias 29 a 31de outubro de 2009, o XX Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, com a temática: “Gestão Democrática do Poder Judiciário”.

Interessante e reconhecidamente importante espaço político de atuação associativista dos magistrados brasileiros, o congresso chamou a atenção, em um primeiro momento, pela temática debatida. O que roubou a cena, no entanto, e abalou a imparcialidade do evento, foi a conferência proferida pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária Brasileira - CNA, Sen. Kátia Abreu.

Em meio aos temas da democratização, planejamento estratégico, autonomia e gestão do Poder Judiciário, foi, inusitadamente, concedido à CNA – que também patrocinou o evento – espaço para proferir uma conferência sobre “Decisões Judiciais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico: Uma Visão sobre o Papel do Judiciário e da Legislação”, para todos os magistrados presentes.

Passando longe de enfrentar a temática do congresso, a representante da CNA ocupou o púlpito para defender todas as teses que a sua entidade utiliza em juízo, em demandas referidas à questão agrária, ambiental, indígena e quilombola, não havendo qualquer espaço no evento para a apresentação de opiniões, dados e informações contrárias.

Tratando-se de um país que ainda apresenta uma forte concentração da propriedade da terra, sem olvidar a conseqüente concentração de renda daí decorrente, o que afronta o objetivo fundamental da República de “erradicar a pobreza, a marginalização e as desigualdades sociais”, e demonstra a distancia das instituições públicas em relação à efetivação dos direitos humanos; e diante de um generalizado desdém em relação à exigência e o cumprimento da função social da propriedade, sobretudo em sua dimensão ambiental, do trabalho e bem-estar cultural, a AMB elege a CNA como único interlocutor de uma temática de interesse público e social em que ela própria representa em juízo a defesa de interesses econômicos individuais.

Salta aos olhos a parcialidade com que estas questões de interesse social, diretamente referidas aos direitos humanos e amplamente demandadas em juízo, foram defendidas e aplaudidas no congresso nacional dos magistrados, o que se espera não reflita, e não se comunique, à própria atividade jurisdicional. Se já se sabe não haver neutralidade na atividade humana, ao menos imparcialidade é o que se espera dos agentes da justiça brasileira, na lida com temas de tamanha relevância, repercussão e interesse social. É a própria democracia que clama pela opinião e a manifestação da sociedade brasileira.

Entidades que assinam a carta:

- Terra de Direitos - Organização de Direitos Humanos

- Justiça Global

- Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia-AATR

- Comissão Pastoral da Terra-CPT/Nacional

- Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola

- Dignitatis ATP

- Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos-CEPDH

- Instituto dos Defensores de Direitos Humanos-IDDH

- Movimento Nacional de Direitos Humanos-MNDH

- Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz

- Instituto de Estudos Socioeconômicos-INESC

- Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais-ABONG

- Plataforma Dhesca Brasil



Ações: Democratização da Justiça

Eixos: Democratização da justica e garantia dos direitos humanos