Notícias / Notícias



Documentário retrata ameaça de despejo por obra da Copa


Vila Nova Costeira (Gazeta do Povo - Henry Milléo)Cerca de 340 famílias estão ameaçadas de despejo em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por conta da construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena. A obra faz parte das adequações previstas à capital paranaense para que possa sediar os jogos do Mundial.

O Poder Público e as entidades responsáveis pela construção afirmam que a pista não tem relação direta com a Copa do Mundo 2014. No entanto,  o projeto está vinculado ao PAC 2 e é resultado da mobilização do Poder Público em torno do megaevento. Fica claro que a Copa do Mundo 2014 é um fator acelerador das obras de infraestrutura do aeroporto e, consequentemente, das remoções.

Os moradores da Vila convivem com a incerteza de quando e se haverá o despejo, já que o direito à informação dessas pessoas tem sido negligenciado pelo Poder Público. Desde 2012, o Comitê Popular da Copa de Curitiba está presente na luta da comunidade realizando assembleias de mobilização, reuniões para coleta de documentos e assinaturas, produzindo abaixo-assinados e ofícios e prestando assistência jurídica e social aos moradores.

O documentário O Céu é Noiz foi produzido por Carolina Pelegrin de Almeida , Rafael Camargo Matheus e Vinícius Nogueira Torresan como Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social - Jornalismo na UFPR.  O vídeo retrata a história da Vila Nova Costeira, a rotina dos moradores e a luta pelo direito à moradia da comunidade.
https://www.youtube.com/watch?v=BZYKo-F34o8



Ações: Impactos de Megaprojetos, Direito à Cidade

Eixos: Terra, território e justiça espacial