Notícias / Notícias



Comissão Pró-Conferência realiza jornada para debater comunicação e democracia


Curitiba sedia, de 24 a 27 de abril, a Jornada pela Democratização da Comunicação, um evento que trará oficinas, debates, reuniões e uma Audiência Pública sobre o tema. O objetivo é realizar diversas atividades que debatam democracia, comunicação e também a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, confirmada para dezembro em Brasília.

A Jornada está dividida em cinco momentos, sendo que o primeiro acontece nessa sexta e sábado com uma oficina de capacitação para operadores de rádios comunitárias. Ainda na sexta à noite o Salão Nobre da APP Sindicato recebe o evento MPB - Música para Baixar, que irá discutir economia da cultura, direito autoral e formas alternativas de se produzir arte.

No domingo, dia 26, organizações, associações, estudantes e profissionais da comunicação estão convidados para participarem do Seminário Estadual Pró-Conferência de Comunicação, um momento para debate, reflexão e preparação para a etapa estadual da conferência. O Seminário contará com a participação de representantes da Comissão Nacional Pró-Conferência, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e do Coletivo Intervozes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo proconferenciaparana.org.br (veja abaixo a programação completa). Na segunda-feira (27) o controle da internet, a democratização dos meios de comunicação e o projeto de Lei do Senador Azeredo serão os temas da Audiência Pública na Assembléia Legislativa, a partir das 9h.

A Jornada se encerra na segunda à noite com o lançamento da Comissão Pró-Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária), às 18h30min, no Salão Nobre da APP. Os interessados em participar da Jornada podem ter mais informações pelo blog www.proconferenciaparana.org.br, ou então pelo telefone 3092-0463.

Informações para a imprensa: João Paulo Mehl: 9946-3388 Rachel Bragatto: 9993-0488 Laura Schühli: 8858-9600

Programação do Seminário de Formação

Data: 26 de abril de 2009
Local: CEPAT (Rua João Batista Gabardo, 151 - Sítio Cercado - Curitiba/PR)

* 7 às 8 h: Chegada dos participantes e café da manhã

* 8 às 10 h: Mesa 1 - CNC sob o prisma da sociedade civil : contextualização e desafios Debatedores: membro da Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação (Rachel Bragatto) e membro da Comissão Nacional Pró-Conferência Nacional de Comunicação (Márcio Araújo) - Mediadora: Carmelita Berthier

* 10h30 às 12h30: Mesa 2 - Que CNC queremos? O temário da sociedade civil Debatedores: representante do FNDC (José Torves) e do Intervozes (Carolina Ribeiro) - Mediador: João Paulo Mehl

* 14h30 às 15h30: Mesa 3 - Operacionalizando a luta: Encaminhamentos para a reunião em grupos de trabalho por regiões e/ou segmentos - Mediadoras: Aniela Almeida e Denise Matoso

* 15h30 às 16h30: GTs por regiões e segmentos

* 16h30 às 17h30: Compactação de calendário, ações e encerramento

Conheça a Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação

As discussões sobre democratização da comunicação e a necessidade de uma Conferência Nacional sobre o tema começaram, no estado do Paraná, em 2006 com diversas entidades da sociedade civil se articulando para defender as rádios comunitárias. A partir disso, o grupo começou a pautar novos temas e atividades, até chegar em 2009 com mais de 20 entidades participantes.

Desde então desenvolvemos diversas atividades e estivemos em debates em Ponta Grossa, Matinhos, Paranaguá e Maringá. Enviamos representantes para o Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília, e para o Fórum Social Mundial, em Belém do Pará. A Comissão Paranaense possui diversos núcleos de trabalho, tais como Planejamento, Finanças, Mobilização e Comunicação, que podem ser integrados por pessoas de todo o Estado. Além disso, mantém o site www.proconferenciaparana.com.br.

Quem compõe a Comissão Paranaense Próconferência Nacional de Comunicação:

* Organização: Coordenação dos Movimentos Sociais - PR, Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Assembléia Popular, Abraço, Pontão de Cultura Minuano, Pontão de Cultura Kuai Tema, APP Sindicato, Sindijor-PR, Coletivo Soylocoporti, CUT - PR, Terra de Direitos, Cefuria, Centro Che, Conselho Regional de Psicologia Paraná, UNE, UPE, DCE UFPR, Associação de Software Livre, Casa Brasil, PSL - PR, Fermacom - PR, MST, Cáritas, Fórum Paranaense de Economia Solidária.

* Apoio: Liderança do PT na ALEP, Diretório Municipal do PT, Mandato do Deputado Dr. Rosinha, Mandato do Deputado Professor Lemos, Mandato do Deputado Péricles, Mandato do Deputado Tadeu Veneri, Mandato do Deputado Angelo Vanhoni.




Eixos: Política e cultura dos direitos humanos