FSM: Agricultura familiar pode reduzir os riscos causados pelos transgênicos


Veículo: Fórum Social Mundial

 

Fonte: Daniel Hammes/ Engenho Comunicação & Arte.

 

Data: 12/01/2010
Link: http:http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=2420
Tema: Transgênicos
Título: Agricultura familiar pode reduzir os riscos causados pelos transgênicos

 

 

O auditório do Semapi ficou lotado e recebeu presenças ilustres, como o coordenador do MST, João Pedro Stédile, na tarde dessa terça-feira (26). O tema da oficina foi “Disseminação de produtos transgênicos. As normativas da CTNBio”.

Os debatedores trouxeram elementos para a sociedade se preocupar após a liberação de 19 variedades de sementes transgênicas entre 2005 e 2009 e a pressão pela liberação de sementes de arroz e até eucalipto transgênicos (este com maior concentração de celulose para beneficiar as indústrias de papel).

 

A preocupação dos pesquisadores foi ilustrada com o não conhecimento das conseqüências desses produtos à saúde, com o crescimento no uso de agrotóxicos no Brasil (tornou-se o campeão mundial em 2009), com o risco de extinção das sementes crioulas (as chamadas “sementes mãe”) através da contaminação dos transgênicos entre outros aspectos. Para piorar a situação, a CTNBio – órgão que discute e libera a comercialização de organismos geneticamente modificados – é composta por 27 membros, sendo que apenas sete seguem o princípio da precaução, ou seja, “na dúvida não ultrapasse”, como ilustrou um dos palestrantes.

 



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar