O Globo | Combustível de grãos cria polêmica


 

milhoFonte: O Globo
RIO - O uso de grãos para a produção de etanol é cercado por uma discussão polêmica: ao priorizar a geração de combustíveis, os alimentos poderiam ficar mais caros, colocando em risco a segurança alimentar de milhões de pessoas. Para Darci Frigo, coordenador da ONG Terra de Direitos, o risco é real:

— Vimos isso em 2008, quando a alta dos preços globais de alimentos foi motivada pelo aumento da demanda americana para a fabricação de combustível. O preço da soja para a alimentação também subiu depois que seu óleo começou a ser destinado ao biodiesel. Temos que ficar atentos, o etanol de milho pode aumentar a insegurança alimentar no Brasil e no mundo — afirmou.

Por outro lado, há quem acredite que, com o uso mais racional das usinas de etanol, poderá até haver ampliação da área para cultivo de alimentos. Isso porque, com a maior eficiência na produção do combustível, haverá menos necessidade de novas áreas para plantar cana. Os defensores do etanol lembram que a área de toda a plantação destinada aos combustíveis não chega a 2% do território nacional, que ainda tem espaço livre para expansão agrícola e pode crescer com o aumento da produtividade das atuais lavouras.

— O etanol de milho só é viável, no Brasil, dentro de uma lógica de entressafra e com outros produtos derivados, como o farelo. A cana continua imbatível e não acredito em construção de usinas exclusivas para o etanol baseado no grão. Não vejo esta tecnologia pressionando o preço dos alimentos ou do etanol — disse José Carlos O’Farrill Vannini, da MB Agro Consultoria.

 



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar