RPCTV | Moradores de Piraquara se unem para resistir a desocupação de casas


Jardim Tropical_moradoraReportagem do Paraná TV 2ª Edição, da RCPTV, mostra a situação de moradores do Jardim Tropical, em Piraquara/PR. Estudo da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR diz que parte do Jardim Tropical é de mananciais e que pode sofrer alagamentos. Em decorrência disso, 34 famílias foram notificadas e podem perder as casas, sem direito à indenização.

A COHAPAR oferece em troca uma moradia popular no bairro Guarituba. Algumas casas já foram derrubadas. “Eu não aceito casa de 35 metros quadrados. Estou aqui há 13 anos, comprei o meu terreno ganhando salário mínimo na época, construí uma casa de 160 metros e vou lutar”, Cleusa Ferreira Rodrigues. Para os moradores, o interesse em retirar as casas do local é para intensificar a exploração de areia, prática que deveria ser proibida na região, mas que é amplamente realizada.

O Ministério Público – MP abriu um processo em 2011, a partir de denúncia dos moradores, para investigar irregularidade no processo de remoção. A Terra de Direitos acompanha o caso junto ao MP e às famílias, cobrando esclarecimentos sobre os reais motivos da proposta de remoção e para que haja indenização justa.

Confira a reportagem:
http://globotv.globo.com/rpc/parana-tv-2a-edicao-curitiba/v/moradores-de-piraquara-temem-perder-suas-casas/3810509/



Ações: Direito à Cidade
Eixos: Terra, território e justiça espacial